Testes gratuitos e anónimos

Liga Portuguesa Contra a Sida retoma testes rápidos ao VIH, hepatite e infeções sexualmente transmissíveis

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) associa-se a vários países europeus e outras organizações para participar na Semana Europeia do Teste Primavera 2020, uma iniciativa organizada pela EuroTEST, que se assinala de dia 15 a 22 de maio. Em Portugal, a LPCS vai realizar testes rápidos para o VIH, hepatites virais, sífilis e outras infeções, entre os dias 15 e 22 de maio, nos municípios de Lisboa, Odivelas e Loures.

A Semana Europeia do Teste da Primavera tem como objetivo relembrar toda a comunidade que as infeções por VIH, hepatites virais, sífilis e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços em tempos de pandemia COVID-19. Este ano, a campanha reafirma a importância da partilha de experiências adquiridas na área do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis, para que se possa trabalhar em conjunto numa resposta à covid-19.

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da LPCS, salienta que “é importante garantir o acesso aos rastreios do VIH, hepatites virais e outras IST, mas também dos tratamentos e serviços com especial atenção às populações mais vulneráveis. Relembro que - Prevenir, Testar e Tratar - são respostas essenciais e que as pessoas vulneráveis devem ser apoiados principalmente em tempos de pandemia. Por isso, é fundamental que se faça o teste. A LPCS está consciente que este retomar à nova normalidade, requer condições especiais de proteção aos utentes que nos procuram e por isso privilegia a marcação dos rastreios por telefone (através do número 911500071) de forma a podermos informar previamente dos procedimentos adequados.

A Unidade Móvel de Rastreio “Saúde + Perto” estará nos dias 15 e 18 de maio em Lisboa, na Praça de Entrecampos e no Bairro de Santos. De 19 a 20 de maio ficará por Odivelas e nos restantes dias, 21 e 22 de maio, em Loures. Os Centros de Atendimento e Apoio Integrado em Lisboa e Odivelas estarão igualmente disponíveis para realizar os rastreios, informar e orientar sobre a melhor forma de nos protegermos, distribuindo materiais preventivos (preservativos masculinos e femininos) e informação a todos.

 

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock