Cimeira

Líderes mundiais comprometem-se em garantir o acesso equitativo às vacinas Covid-19

Os líderes mundiais uniram-se, na passada quarta-feira, na Cimeira "One World Protected" - Gavi COVAX Advance Market Commitment (AMC), organizada pelo primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide e pelo presidente do Conselho de Administração da Gavi, José Manuel Barroso, para se comprometerem com o Compromisso de Mercado Avançado (AMC) da Gavi COVAX, assegurando 2,4 mil milhões de dólares, atingindo um total de 9,6 mil milhões de dólares para a aquisição de vacinas Covid-19. Além disso, os doadores prometeram 775 milhões de dólares para a entrega da vacina.

Este financiamento permitirá ao COVAX AMC assegurar 1,8 mil milhões de doses totalmente subsidiadas para entrega a países e economias de baixos rendimentos em 2021 e início de 2022. Isto é suficiente para proteger quase 30% da população adulta nas economias elegíveis para a AMC. Os fundos angariados também apoiarão a COVAX a diversificar a sua carteira de vacinas em tempos de incerteza da oferta e nova emergência de variantes, e a planear os cenários e estratégia para as necessidades de saúde pública para 2022 e não só.

O Primeiro-Ministro H.E. Suga Yoshihide afirmou que "Foi uma honra ser coanfitrião da Cimeira Gavi COVAX AMC e contribuir com financiamento para fazer chegar as vacinas contra a Covid-19 ao maior número possível de pessoas e o mais cedo possível, em todo o mundo, de forma equitativa."

"Quero agradecer ao Primeiro-Ministro Suga e ao povo japonês pela sua liderança na ajuda à resposta global à Covid-19", disse José Manuel Barroso, Presidente do Conselho de Administração do Gavi. "O COVAX é a maior e mais complexa distribuição multilateral de vacinas já realizada e a solução que visa garantir que as pessoas mais em risco, em todo o lado, estão protegidas do vírus."

Os Estados Unidos da América acolheram o lançamento da Oportunidade de Investimento Gavi COVAX AMC em abril. A Vice-Presidente Kamala Harris participou na Cimeira, reiterando o apoio dos EUA como um parceiro-chave da Gavi durante mais de duas décadas. O seu compromisso de 4 mil milhões de dólares para a aquisição e entrega de vacinas Covid-19 para países e economias de baixo rendimento está a ajudar a garantir que a COVAX está equipada para atingir os seus objetivos.

Paralelamente às promessas financeiras, a Bélgica, a Dinamarca e o Japão anunciaram as primeiras doações de partilha de dose, bem como promessas adicionais de Espanha e da Suécia, impulsionando o fornecimento de curto prazo em mais de 54 milhões de doses de vacinas. 

O Banco Europeu de Investimento (BEI) reforçou o apoio aos países da União Africana com financiamento de 300 milhões de euros para aceder às vacinas através do regime de partilha de custos da COVAX – aproveitando os recursos nacionais para obter vacinas seguras e eficazes através do COVAX.

Este anúncio de financiamento do BEI de 300 milhões de euros é o caminho a seguir para um compromisso agregado de 1 bilião de dólares de bancos de desenvolvimento e instituições de financiamento internacionais para apoiar uma iniciativa de repartição de custos que permita às economias elegíveis para o AMC utilizar recursos nacionais para comprar vacinas adicionais através da COVAX. Isto facilitar-lhe-á tirar partido do sistema logístico global da COVAX, do volume e dos preços negociados globalmente, bem como de outros benefícios críticos, como o Programa de Compensação sem Falhas da COVAX.

Noutros pontos do programa da Cimeira, foram assumidos compromissos para libertar as cadeias de abastecimento e eliminar estrangulamentos que restringem ou retardam a distribuição de vacinas, matérias-primas e componentes Covid-19. Os fabricantes de vacinas reafirmaram o seu apoio à COVAX como a única solução global para acabar com a fase aguda da pandemia.

A Cimeira foi também uma oportunidade para os líderes refletirem sobre os desafios, sucessos e lições aprendidas à medida que o Gavi COVAX AMC assinala um ano desde o seu lançamento; e olhar para a frente para cenários potenciais para abordar a pandemia e reforçar a segurança global da saúde para o futuro.

As promessas, compromissos e o apoio da comunidade global na Cimeira permitirão à COVAX continuar a trabalhar no sentido de manter todos seguros.

"Acabar com a pandemia Covid-19 é o desafio mais premente do nosso tempo – e ninguém ganha a corrida até que todos ganhem", disse Seth Berkley, CEO da Gavi. "Hoje, quando olhamos para trás, num ano de COVAX, vimos que os líderes mundiais reconhecem claramente a necessidade de um acesso equitativo e apoiam o princípio de que a capacidade de pagar não deve determinar se alguém está protegido deste vírus."

Fonte: 
FirstWord Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay