28 de maio

Líder mundial na investigação do cancro da mama participa em Conferência sobre Inovação em Saúde

A CUF e a Fundação Amélia de Mello promovem, no próximo dia 28 de maio, a conferência "O Contributo da CUF para a Medicina em Portugal", no âmbito do Programa de Comemorações dos 150 Anos de Alfredo da Silva, que tem como tema central a Inovação em Saúde. A conferência conta com a participação especial de Sandra Swain, conceituada oncologista e investigadora norte-americana, líder mundial na área da investigação e tratamento do cancro da mama, que apresentará uma palestra sobre "A Oncologia e o Futuro".

Ao longo de quatro décadas de carreira dedicadas à investigação na área da oncologia, Sandra Swain destacou-se, no panorama internacional, com o estudo “CLEOPATRA Study Group” que foi considerado “o ponto de viragem” no tratamento do cancro da mama metastizado HER2+. Sandra Swain liderou a equipa de investigadores que, em 2015, publicou, no New England Journal of Medicine, o estudo que marca o tratamento de um cancro considerado até então letal.

Esta investigação, que define a formulação de uma combinação terapêutica, permitiu aumentar a taxa de sobrevida dos doentes com cancro da mama metastizado HER2+ para quase 16 meses, alcançando, em muitos casos, vários anos de vida.

Dados recentes, divulgados por Sandra Swain, demonstram que 37% dos doentes com cancro da mama metastizado HER2+ continuam vivos após o diagnóstico e tratamento e que 16% dos casos não viram a doença progredir após terem sido submetidos à combinação terapêutica definida pelo estudo liderado por Sandra Swain.

Presidente da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), de 2012 a 2013, a oncologista tem dedicado a sua vida à investigação do cancro, que inclui ensaios clínicos e pesquisas translacionais em tumores de mama metastático e inflamatório, tratamento adjuvante de cancro da mama e tratamentos de cancro da mama metastático HER2.

Publicou mais de 300 artigos científicos e é reconhecida internacionalmente como líder na área da investigação e tratamento do cancro da mama. Atualmente lidera o Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Centro Médico da Universidade de Georgetown e tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com a indústria e parceiros da comunidade para melhorar acesso dos doentes a tratamentos e tecnologias de ponta, ampliando as oportunidades de investigação clínica.

A Conferência “O Contributo da CUF para a Medicina em Portugal”, no âmbito do Programa de Comemorações dos 150 Anos de Alfredo da Silva, que tem como tema central a Inovação em Saúde, contará, igualmente, com especialistas nacionais que irão abordar áreas como a Inteligência Artificial aplicada à Saúde - com Ana Teresa Freitas, da HeartGenetics -, a Simulação Médica - com Pedro Garcia, do Centro de Simulação CUF - e a Inovação Farmacológica - com Sérgio Simões, da Bluepharma.

A abertura da conferência estará a cargo de Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello e de Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva da CUF. João Paço, Presidente do Conselho Médico da CUF e Diretor Clínico do Hospital CUF Tejo, fará, também, uma intervenção sobre “O Contributo da CUF: Um modelo clínico diferenciador”.

A conferência "O Contributo da CUF para a Medicina em Portugal" integra o ciclo de conferências do Programa de Comemorações dos 150 anos de Alfredo da Silva, constituindo-se como um espaço de reflexão sobre a atuação da CUF no sistema de saúde em Portugal, ao longo de mais de sete décadas, ao mesmo tempo que pretende ser um contributo para a promoção do conhecimento sobre a Inovação em Saúde.

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF