Apresentação no Dia Mundial da Segurança do Doente

LIDEL lança “Guia Prático para a Segurança do Doente”

A LIDEL e Cruz Vermelha Portuguesa assinalam o Dia Mundial da Segurança do Doente com a apresentação do livro “Guia Prático para a Segurança do Doente”, um guia para a compreensão dos principais conceitos, ferramentas e desafios no âmbito da qualidade e segurança em Saúde.

A obra coordenada por Fernando Barroso, Leila Sales e Susana Ramos, publicada pela editora LIDEL, reúne diversos peritos na área dos cuidados de saúde e da segurança do doente. O objetivo passa por levar à compreensão de conceitos fundamentais, bem como influenciar positivamente a segurança do doente nos diversos contextos de prestação de cuidados.

A sessão será realizada amanhã, dia 17 de setembro, pelas 18h15, na Cruz Vermelha Portuguesa, Palácio da Rocha do Conde d’Óbidos, Jardim 9 de abril, 1 a 5 – Lisboa, e contará com a participação dos coordenadores do livro, Fernando Barroso, Leila Sales e Susana Ramos, e ainda com a intervenção do Professor Doutor José Fragata, Cirurgião Cardiotorácico, Professor Catedrático de Cirurgia e autor do prefácio da obra.

Organizado em três partes, o livro aborda temas de relevância para a segurança do doente, nomeadamente a literacia em saúde e a cultura de segurança. Disponibiliza diversas ferramentas úteis, como a avaliação do risco e a auditoria, e explora desafios associados à segurança do doente, como as IACS, a segurança cirúrgica, a segurança da medicação e a simulação em saúde.

“Guia Prático para a Segurança do Doente” não só vem beneficiar profissionais de saúde, como Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Saúde, Gestores e decisores na área da saúde, mas também estudantes, na respetiva construção e solidificação de conhecimento através de uma abordagem prática e simples.

“É hoje sabido que a segurança dos doentes é um tema das organizações que se baseia na ação individual e das equipas, tema que decorre da cultura e implica, cada vez mais, uma indefetível liderança. A segurança dos doentes não depende de cada um destes fatores isoladamente, mas implica todo o seu conjunto harmónico e bem liderado – não se faz sem centralidade, não dispensa o planeamento, mas não acontece se cada um de nós, incluindo os doentes, não a advogarmos no dia a dia e nos locais da ação.”

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
LIDEL