“Uniting Voices”

Juntar a voz à prevenção do Cancro de Cabeça e Pescoço

“Já imaginou como seria se não pudesse falar? E se não conseguisse comer?”. Este é o mote da campanha de sensibilização que pretende unir vozes pela prevenção do cancro de cabeça e pescoço. Em Portugal, surgem cerca de 3.000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço todos os anos, sendo que mais de metade destes doentes fica sem voz de forma temporária ou permanente.

“Anualmente são diagnosticados cerca de 3.000 novos casos no nosso país. Contudo, o diagnóstico e o tratamento numa fase inicial permite aos doentes uma taxa de sobrevivência entre os 80 e os 90%”, explica Ana Castro, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.

A médica oncologista acrescenta ainda que “o cancro de cabeça e pescoço é mais frequente em pessoas com idade acima dos 40 anos.

Contudo, temos vindo a assistir a uma crescente incidência nas pessoas mais jovens, o que está estreitamente ligado aos comportamentos de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e à infeção pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV”.

Entre os dias 21 e 25 de setembro, realiza-se a Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, com a participação de vários países da Europa. Este ano, a Campanha Make Sense tem o lema “Uniting Voices” que procura dar a voz às pessoas que, em consequência desta doença, ficam com determinadas limitações, nomeadamente na voz.

Em Portugal, esta campanha conta com o apoio de Ruy de Carvalho, Pedro Lima e Mafalda Luís de Castro, três reconhecidos atores nacionais que dão a sua voz por esta causa.

A Semana  Europeia engloba as seguintes iniciativas:

·         Lançamento da música “Tu és a voz”, pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras;

·         Lançamento de um spot de Televisão;

·         Distribuição de folhetos informativos à população nas lojas Pingo Doce;

·         Lançamento do “Planeta Dentix”, um projeto infanto-juvenil que ensina às crianças a importância de manter uma boa higiene oral;

·         Utilização de T-Shirts pelos jogadores, nas competições da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol, entre os dias 19 e 21 de Setembro

Para obter mais informações, pode visitar:
www.facebook.com/pages/Make-Sense-Campaign/372091092995793?fref=ts
www.facebook.com/cancrodecabecaepescoco?fref=ts
www.makesenscampaign.eu/pt-pt

Sobre a Campanha Make Sense:
A campanha Make Sense conta com a participação de mais 13 países europeus. Em Portugal, é uma iniciativa do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço, com o apoio da Sociedade Europeia do Cancro de Cabeça e Pescoço; Federação Portuguesa de Futebol; Liga Portuguesa de Futebol Profissional; Merck Serono; Merck Sharp & Dohme; Boehringer Ingelheim; Astellas Farma; Farmácias Holon; Coro de Santo Amaro de Oeiras; ASADOCORAL – Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral; ADTI - Associação das Doenças da Tiroide; APLV – Associação Portuguesa dos Limitados da Voz; SPPV – Sociedade Portuguesa do Papillomavirus; ONCO+; Maratona Clube de Portugal; Factor Chave; Osíris Travel; Pingo Doce; Delta Cafés; Metro do Porto; NMUSIC; RTP, SIC, FOX e MOP.

Factos sobre a doença:

·         O cancro de cabeça e pescoço é o 6º cancro mais comum em todo o mundo e mata mais de 62.000 pessoas em toda a Europa, anualmente;

·         Em 2012, mais de 150.000 pessoas foram diagnosticadas com a doença na Europa;

·         Aproximadamente 60 % das pessoas com cancro de cabeça e pescoço apresentam a doença em estadio avançada no momento do diagnóstico.

·         Aproximadamente 60 % das pessoas diagnosticados em estadio avançado vai morrer da doença no prazo de cinco anos;

·         Os homens são duas a três vezes mais propensos a desenvolver cancro de cabeça e pescoço, embora esteja a aumentar a incidência em mulheres;

O cancro de cabeça e pescoço é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, mas recentemente tem vindo a assistir-se a um aumento do desenvolvimento da doença em pessoas mais jovens. 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.