Juntar a voz à prevenção do Cancro de Cabeça e Pescoço

“Anualmente são diagnosticados cerca de 3.000 novos casos no nosso país. Contudo, o diagnóstico e o tratamento numa fase inicial permite aos doentes uma taxa de sobrevivência entre os 80 e os 90%”, explica Ana Castro, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.
A médica oncologista acrescenta ainda que “o cancro de cabeça e pescoço é mais frequente em pessoas com idade acima dos 40 anos.
Contudo, temos vindo a assistir a uma crescente incidência nas pessoas mais jovens, o que está estreitamente ligado aos comportamentos de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e à infeção pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV”.
Entre os dias 21 e 25 de setembro, realiza-se a Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, com a participação de vários países da Europa. Este ano, a Campanha Make Sense tem o lema “Uniting Voices” que procura dar a voz às pessoas que, em consequência desta doença, ficam com determinadas limitações, nomeadamente na voz.
Em Portugal, esta campanha conta com o apoio de Ruy de Carvalho, Pedro Lima e Mafalda Luís de Castro, três reconhecidos atores nacionais que dão a sua voz por esta causa.
A Semana Europeia engloba as seguintes iniciativas:
· Lançamento da música “Tu és a voz”, pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras;
· Lançamento de um spot de Televisão;
· Distribuição de folhetos informativos à população nas lojas Pingo Doce;
· Lançamento do “Planeta Dentix”, um projeto infanto-juvenil que ensina às crianças a importância de manter uma boa higiene oral;
· Utilização de T-Shirts pelos jogadores, nas competições da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol, entre os dias 19 e 21 de Setembro
Para obter mais informações, pode visitar:
www.facebook.com/pages/Make-Sense-Campaign/372091092995793?fref=ts
www.facebook.com/cancrodecabecaepescoco?fref=ts
www.makesenscampaign.eu/pt-pt
Sobre a Campanha Make Sense:
A campanha Make Sense conta com a participação de mais 13 países europeus. Em Portugal, é uma iniciativa do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço, com o apoio da Sociedade Europeia do Cancro de Cabeça e Pescoço; Federação Portuguesa de Futebol; Liga Portuguesa de Futebol Profissional; Merck Serono; Merck Sharp & Dohme; Boehringer Ingelheim; Astellas Farma; Farmácias Holon; Coro de Santo Amaro de Oeiras; ASADOCORAL – Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral; ADTI - Associação das Doenças da Tiroide; APLV – Associação Portuguesa dos Limitados da Voz; SPPV – Sociedade Portuguesa do Papillomavirus; ONCO+; Maratona Clube de Portugal; Factor Chave; Osíris Travel; Pingo Doce; Delta Cafés; Metro do Porto; NMUSIC; RTP, SIC, FOX e MOP.
Factos sobre a doença:
· O cancro de cabeça e pescoço é o 6º cancro mais comum em todo o mundo e mata mais de 62.000 pessoas em toda a Europa, anualmente;
· Em 2012, mais de 150.000 pessoas foram diagnosticadas com a doença na Europa;
· Aproximadamente 60 % das pessoas com cancro de cabeça e pescoço apresentam a doença em estadio avançada no momento do diagnóstico.
· Aproximadamente 60 % das pessoas diagnosticados em estadio avançado vai morrer da doença no prazo de cinco anos;
· Os homens são duas a três vezes mais propensos a desenvolver cancro de cabeça e pescoço, embora esteja a aumentar a incidência em mulheres;
O cancro de cabeça e pescoço é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, mas recentemente tem vindo a assistir-se a um aumento do desenvolvimento da doença em pessoas mais jovens.