Encontro

Jovens internistas debatem a importância do contacto e da comunicação com o doente

O Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, no próximo dia 5 de julho, em Viseu, a 14ª edição do seu encontro nacional. O evento deste ano é dedicado ao tema “Back to Basics”.

“Os tempos são de mudança, porém torna-se premente rever os skills à cabeceira do doente, privilegiando o exame clínico, razão que nos levou a optar pelo tema ‘Back to Basics’. Nesta 14ª edição do Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna (ENIMI), pretendemos instruir os médicos mais jovens de que a Medicina deve ser orientada para o futuro, mas sem nunca esquecer as suas raízes, do contacto e da comunicação com o doente”, afirma António Grilo Novais, coordenador do NIMI.

“Pretende-se que seja feita uma abordagem simples, sistemática e objetiva sobre os diferentes temas que nos propomos abordar. Se é verdade que o internista deverá dominar desde a patologia médica mais rara à mais frequente, também o é que o conhecimento científico mais intrincado terá sempre de assentar num conhecimento básico bem fundamentado. É precisamente na exploração desse conhecimento que queremos apostar, ajudando ao esclarecimento de dúvidas, por muito básicas que possam parecer”, disse Pedro Alves de Oliveira, vice-coordenador do NIMI.

Com um programa feito por e para internos de Medicina Interna, o ENIMI tem como objetivos a promoção de ligações entre os médicos mais jovens e os especialistas de Medicina Interna de todo o país; a atualização de conteúdos desta área do saber; a promoção da apresentação de trabalhos científicos, do raciocínio clínico e de sessões de brainstorming; a capacitação para a criação de novos projetos e dinâmicas nos serviços que formam os internos.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock