VII Encontro Farmácias Holon

Jovens estudantes criam aplicação que ajuda diabéticos em tempo real

O projecto ‘Glück’ monitoriza e analisa os níveis de glicose do sangue de portadores de diabetes tipo I e II, em tempo real. É apresentada durante o VII Encontro das Farmácias Holon.

Inês Machado Vaz, Tiago Fernandes, Gabriel Mira Godinho Cruz e Jorge Palma são os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto Superior Técnico (IST) criadores do projecto ‘Glück’. Este projecto promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos doentes diabéticos.

“O ‘Glück’ consiste numa aplicação que monitoriza e analisa os níveis de glucose do sangue de portadores de diabetes tipo I e II. Esta aplicação é responsável por processar em tempo real os dados que lhe são transmitidos através de um sensor subcutâneo”, explica Gabriel Cruz, um dos criadores da aplicação.

“Acreditamos que o Glück é um projecto que poderá realmente melhorar a vida das pessoas. Vamos continuar a evoluir a ideia, pois queremos desenvolver os nossos próprios sensores e tentar estabelecer esta tecnologia no mercado de forma mais barata e acessível para os doentes”, explica Gabriel Cruz.

Este projecto conquistou o segundo lugar na final nacional da 11ª edição da Imagine Cup, a maior competição tecnológica a nível mundial, promovida pela Microsoft.

Vai ser apresentado publicamente no próximo dia 28 de Junho, no VII Encontro das Farmácias Holon, no Luso.

 

Sobre a diabetes:

De acordo com o Relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes, esta doença afecta cerca de 1 milhão de portugueses e todos os dias morrem 13 pessoas. A Diabetes é uma doença crónica que tem graves implicações a nível cardiovascular e é a principal causa de insuficiência renal, de amputações e de cegueira. Esta doença é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença.

 

Sobre as Farmácias Holon:

O principal objectivo das Farmácias Holon passa por ser o espaço de eleição do utente, no âmbito da promoção da Saúde e Bem-estar; Saber dar resposta positiva às necessidades de cada pessoa e da comunidade onde se insere; Ter uma equipa de profissionais qualificados, especializados e dedicados; Ser veículo de formação e educação para a Saúde; Ser ética, social e ambientalmente responsável.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.