Produto único na redução de eventos cardiovasculares

Jaba Recordati reforça o portefólio cardiovascular com VAZKEPA®

A Jaba Recordati passa a ser responsável pela distribuição e promoção deste fármaco em Portugal, reforçando o seu compromisso com a inovação terapêutica e a melhoria da saúde cardiovascular dos portugueses.

A Jaba Recordati passa a ser a detentora de VAZKEPA ® (eicosapente de etilo), um medicamento inovador e único na sua classe, indicado para a redução do risco de eventos cardiovasculares em doentes adultos tratados com estatinas que apresentem risco cardiovascular elevado e triglicéridos elevados (≥150 mg/dl [≥1,7 mmol/l]), com doença cardiovascular estabelecida ou diabetes e pelo menos mais um fator de risco cardiovascular.

O Vazkepa® representa um avanço significativo no tratamento da doença cardiovascular, sendo o único medicamento aprovado com este perfil terapêutico em Portugal. Trata-se de uma opção diferenciadora para médicos e doentes, que vem colmatar uma necessidade clínica relevante na prevenção secundária. A sua introdução no nosso portefólio constitui também um marco importante na missão da Jaba Recordati de disponibilizar terapêuticas inovadoras e eficazes para os doentes cardiovasculares, sustentadas em evidência clínica robusta”, afirma a Dra. Thordis Berger, Diretora Médica da Jaba Recordati.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), são responsáveis por cerca de 30% da mortalidade total, ultrapassando patologias como o cancro ou as doenças respiratórias. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), o enfarte agudo do miocárdio (EAM) permanece uma das formas mais graves de doença cardiovascular, responsável por milhares de mortes anualmente, com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e suas famílias. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) alerta ainda que uma parte relevante dos doentes que sobrevivem a um primeiro evento continua em risco acrescido de sofrer novos episódios cardiovasculares, incluindo morte súbita, enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC).

É neste contexto de elevada necessidade clínica que surge o Vazkepa®. A sua introdução em Portugal baseia-se em evidência científica robusta: o ensaio clínico internacional REDUCE-IT(Reduction of Cardiovascular Events with Icosapent Ethyl–Intervention Trial) demonstrou que a administração de 4 g diários de icosapente de etilo a doentes de alto risco, já tratados com estatinas, reduziu em 25% os eventos cardiovasculares maiores, comparativamente ao placebo2. Estes resultados confirmam o valor clínico de Vazkepa®, oferecendo uma opção diferenciadora e de elevado impacto para médicos e doentes.

 

Sobre Vazkepa®

Vazkepa® contém como substância ativa eicosapenta de etilo e está indicado para reduzir o risco cardiovascular em doentes adultos tratados com estatinas, com risco elevado e triglicéridos ≥150 mg/dl. O medicamento encontra-se comparticipado a 37% (Escalão C) e está disponível em embalagens de 120 cápsulas moles de 998 mg.

 

New England Journal of Medicine, que demonstrou uma redução de 25% nos eventos cardiovasculares major em doentes de alto risco tratados com estatinas e triglicéridos elevados.

R3i Foundation; American College of Cardiology.

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.