"Os problemas resolvem-se conversando”

Jaba Recordati lança campanha para quebrar o silêncio em torno da Hiperplasia Benigna da Próstata

A Jaba Recordati lança, durante o mês de novembro, uma campanha nacional de sensibilização sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), uma condição comum que afeta uma grande parte da população masculina, especialmente a partir dos 50 anos. Com o mote “Os problemas resolvem-se conversando”, a iniciativa pretende quebrar o silêncio em torno da doença e incentivar os homens a procurarem informação e aconselhamento junto dos profissionais de saúde.

A campanha será visível em farmácias de todo o país, através de materiais educativos e informativos desenvolvidos em parceria com diferentes profissionais de saúde, numa abordagem integrada que valoriza o diálogo e o apoio multidisciplinar. Nas farmácias, os utentes vão encontrar folhetos, montras temáticas e pins identificativos para farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiros e administrativos ligados ao médico urologista. Paralelamente, será também promovida nas redes sociais e no site informativo www.prostata-hbp.pt, com conteúdos educativos e testemunhos de especialistas.

Com esta campanha queremos promover uma conversa aberta e informada sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata, um problema comum nos homens. Acreditamos que a nossa missão é contribuir para uma melhor qualidade de vida, através da educação e da proximidade com os profissionais de saúde. Falar é o primeiro passo para resolver e, ao trazer diferentes profissionais de saúde para esta conversa, ajudamos os homens a perceber que não estão sozinhos e que têm várias soluções ao seu alcance”, afirma Rui Rijo Ferreira, Diretor de Marketing da Jaba Recordati Portugal.

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) é uma das doenças benignas mais comuns nos homens e, embora não represente risco de vida, tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e da sua família. Resulta do aumento do número de células da próstata, sob a influência da testosterona, o que provoca o crescimento desta glândula localizada por baixo da bexiga e em torno da uretra. Esse aumento pode levar à compressão da uretra e causar sintomas como dificuldade em urinar, jato urinário fraco, vontade frequente de urinar, sobretudo durante a noite, e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Nos casos mais graves, pode mesmo evoluir para retenção urinária, exigindo tratamento médico.

Apesar de ser uma condição benigna e distinta do cancro da próstata, a HBP pode ter um impacto relevante na qualidade de vida e no bem-estar emocional dos doentes. Felizmente, a medicina atual dispõe de várias opções de tratamento que permitem controlar os sintomas, prevenir complicações e, em alguns casos, reduzir o volume da próstata. É fundamental promover a consciencialização e o diálogo, pois quanto mais cedo se fala sobre o problema, mais eficaz é a abordagem ao tratamento e maior é a melhoria na qualidade de vida”, sublinha Dra. Thordis Berger, Diretora Médica da Jaba Recordati Portugal.

 

Campanha multicanal de responsabilidade social

A campanha da Jaba Recordati pretende desmistificar a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) e incentivar o diálogo aberto entre doentes e profissionais de saúde. A iniciativa aborda o doente de forma holística, integrando as perspetivas do médico, farmacêutico, psicólogo e nutricionista, reforçando a importância de um acompanhamento multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, valoriza o papel das farmácias como ponto de contacto essencial com a população, especialmente nas regiões mais envelhecidas onde o acesso à informação pode ser mais limitado, apostando numa comunicação clara, acessível e próxima do doente.

A campanha combina o ambiente físico da farmácia com a presença no digital, apostando em conteúdos educativos, acessíveis e cientificamente validados. Estarão em destaque mensagens que incentivam os homens a procurar apoio especializado, tais como:

  • Se problemas da próstata dão noites sem dormir, falar com o seu médico é a forma certa de agir.
  • Se problemas da próstata causam dificuldades na cama, falar com o seu psicólogo ajuda a superar esse drama.
  • Se problemas da próstata podem ser prevenidos com outra dieta, falar com o seu nutricionista é a próxima meta.
  • Se problemas da próstata têm terapêutica opcional, falar com o seu farmacêutico é fundamental.

 

Em complemento à campanha, os doentes e as suas famílias podem recorrer ao site www.prostata-hbp.pt, uma plataforma digital que disponibiliza conteúdos atualizados e acessíveis sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e estilo de vida, apoiando escolhas mais conscientes e o diálogo com os profissionais de saúde.

 

Para mais informações, visite www.prostata-hbp.pt e fale com o seu farmacêutico. Porque os problemas resolvem-se conversando!

 

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.