Iniciativa

Já são conhecidos os vencedores do MatcH the Guidelines 5.0

Joana Melo, interna no Hospital de Santa Maria, venceu a segunda edição do MatcH the Guidelines na Reumatologia e irá beneficiar de apoio para formação médica no valor de 4.000 euros. Foi também atribuído um segundo prémio, no valor de 1.000 euros em formação médica, a Joana Neves, especialista na Unidade Local de Saúde Alto Minho – Ponte de Lima. O anúncio foi feito nas Jornadas de Outono da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).

Esta iniciativa permite aos participantes avaliarem os seus conhecimentos e pretende promover a implementação de recomendações nacionais e internacionais relacionadas com as doenças reumáticas crónicas imunomediadas.

O MatcH the Guidelines é uma plataforma online onde, quinzenalmente, os participantes foram desafiados a resolver casos clínicos ficcionados, que ilustram situações e condições da vida real, elaborados por uma Comissão Científica independente, presidida pela reumatologista Helena Canhão. No total foram cinco casos clínicos que incidiram sobre cinco doenças reumáticas: atrite idiopática juvenil, artropatia gotosa, espondilartrite associada à doença inflamatória do intestino (DII), artrite reumatoide e artrite psoriática.

“O MatcH the Guidelines é um excelente exercício para treinar o raciocínio clínico, conjugando a avaliação dos conhecimentos sobre recomendações nacionais e internacionais com a rapidez de decisão. Trata-se de um projeto de educação médica inovador e dinâmico, que encoraja a utilização das recomendações relevantes no tratamento das doenças reumáticas. Recomendações essas que são essenciais para harmonizar e otimizar o tratamento e, consequentemente, para melhorar os outcomes dos doentes”, afirma Helena Canhão, presidente da Comissão Científica do MatcH the Guidelines.

 O grande objetivo do projeto é encorajar, especialmente junto de internos e jovens especialistas, a consulta e a utilização das recomendações da European League Against Rheumatism (EULAR), da Assessment of SpondyloArthritis International Society (ASAS) e da própria SPR, relacionadas com as doenças reumáticas crónicas imunomediadas.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock