Prevenção e tratamento da Covid-19

Já lhe chamaram remédio milagroso, mas a EMA já desaconselhou o uso da ivermectina

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) os dados disponíveis sobre a ivermectina na prevenção ou tratamento do coronavírus “não apoiam o seu uso fora dos ensaios clínicos controlados. Desta forma a agência europeia já veio desaconselhar a sua utilização.

Ao contrário do que é apresentado nas redes sociais, onde o medicamento é apresentado como milagroso, em comunicado, a EMA reforça que a sua eficácia ainda não foi comprovada cientificamente, sendo necessários mais estudos “para tirar conclusões sobre a eficácia e segurança do produto na prevenção e tratamento da Covid".

Por outro lado, sublinha que o uso da ivermectina como tratamento contra a Covid-19 também não está autorizado na União Europeia e que não existe nenhum pedido para esse fim.

De acordo com a informação avançada hoje pelo SAPO, a Agência Europeia de Medicamentos esclareceu ainda que "estudos em laboratório mostraram que a ivermectina pode bloquear a replicação do SARS-CoV-2 (vírus causador da COVID-19), mas em concentrações muito superiores às obtidas com as doses atualmente autorizadas", pelo que os efeitos adversos e possível toxicidade, não podem ser excluídos com essas doses.

 

 

 

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock