Bem-estar nas organizações vai ser reconhecido

Já estão abertas as inscrições para o Prémio Locais de Trabalho Saudáveis 2022

Estão abertas a partir desta segunda-feira e até 18 de fevereiro as inscrições para o Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis. É a quarta edição deste prémio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) que pretende reconhecer e distinguir as organizações portuguesas com práticas de gestão promotora da segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho.

Esta iniciativa é um contributo da Ordem para o incentivo e a divulgação das melhores orientações e práticas que se desenvolvem em Portugal no que diz respeito à segurança, à saúde e ao bem-estar ocupacional. Enquadra-se no âmbito de uma parceria com a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) e com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).

“As organizações podem assim demonstrar que também competem pelas melhores práticas de liderança e de gestão e como gerem estrategicamente a prevenção de riscos psicossociais e associam mais bem-estar a mais produtividade”, afirmou o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, no arranque das inscrições.

O reconhecimento da importância da promoção do bem-estar nas organizações, bem como da saúde mental nos locais de trabalho tem crescido significativamente e muitas organizações têm modificado as suas práticas de gestão para este efeito. Este é um momento para dar mais visibilidade a essas boas práticas.

“Mais do que se preocuparem e mostrarem boas intenções é uma forma de tornar mais claro as acções concretas que estão a implementar”, acrescentou Francisco Miranda Rodrigues.

Quanto aos possíveis inscritos destaca que “as organizações que estão comprometidas com a conciliação da vida pessoal e o trabalho, bem como outros riscos psicossociais não vão hesitar em candidatar-se. É prestigiante e não tem custos.”

A expectativa é que os projetos apresentados e selecionados possam ser replicados ou sirvam de exemplo e incentivo para que se multipliquem as boas práticas por outras empresas/organizações

“É importante salientar que estes selos reconhecem boas práticas e não apenas quem faça tudo bem. Todos cometemos erros. A questão está em se temos uma prática sistemática de avaliação do que fazemos e de melhoria contínua e em que ponto da situação estamos”, concluiu o Bastonário.

O júri é presidido pelo psicólogo Carlos Fernandes da Silva, tem dois representantes dos órgãos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cristina Pereira e Gaspar Ferreira), dois especialistas (Tânia Gaspar e Samuel Antunes) e duas representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho (Isabel Nunes e Emília Telo).

Fonte: 
Ordem dos Psicólogos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay