Ensaio Clínico

Ixazomib apresenta bom resultados como terapêutica de primeira linha em doentes com mieloma múltiplo

Os resultados positivos do estudo de fase 3 TOURMALINE-MM4, ensaio clínico aleatorizado que avalia o efeito de ixazomib em monoterapia como tratamento de manutenção de primeira linha em doentes adultos diagnosticados com mieloma múltiplo não candidatos a transplante de células estaminais, foram apresentados no 25º Congresso da Associação Europeia de Hematologia.

O estudo TOURMALINE-MM4 atingiu o objetivo primário demonstrando que o tratamento com ixazomib em monoterapia resultou numa melhoria estatisticamente significativa na sobrevivência livre de progressão versus placebo em doentes adultos com mieloma múltiplo não candidatos a transplante de células estaminais ([HR] 0,659; IC: 95%; p <0,001). Isto corresponde a uma redução de 34% no risco de progressão ou morte em doentes tratados com ixazomib. O perfil de segurança foi consistente com os resultados reportados anteriormente com uso em monoterapia.

“Existe uma necessidade médica não satisfeita no tratamento de manutenção para o mieloma múltiplo, em que as opções atuais aprovadas são limitadas,” afirmou Joana Tato, Disease Area Lead, Oncology, Takeda Portugal. “Dados clínicos do estudo de fase 3 reforçam o papel do inibidor de proteassoma como terapêutica de manutenção e sugerem que o tratamento a longo prazo pode melhorar a resposta, além de a prolongar. Estes dados podem ser muito impactantes especialmente na população alvo deste estudo, os doentes de mieloma múltiplo não candidatos para transplante de células estaminais que são os que normalmente têm menos opções terapêuticas disponíveis.”

Principais dados do ensaio TOURMALINE-MM4, apresentados incluem:

O ensaio atingiu o endpoint primário, em que o tratamento com ixazomib resultou numa melhoria na sobrevivência livre de progressão estatística e clinicamente significativa em doentes adultos diagnosticados com mieloma múltiplo não candidatos a transplante de células estaminais ( [HR] 0,659; IC: 95%; p <0.001). A mediana de sobrevivência livre de progressão no braço de ixazomibfoi de 17,4 meses em comparação com os 9,4 meses do braço de placebo. Isto corresponde a uma redução de 34% no risco de progressão ou morte em doentes tratados com ixazomib.

O perfil de segurança de ixazomib é consistente com os resultados previamente reportados com o uso de ixazomib em monoterapia e não existiram novos sinais de segurança identificados.

“Os dados positivos de fase 3 que avaliaram ixazomib como terapêutica de manutenção em doentes não candidatos a transplante de células estaminais demonstram uma melhoria significativa na sobrevivência livre de progressão bem como um aprofundamento da resposta,” afirmou Carlos Ribeiro, Oncology Country Head, Takeda Portugal. “Juntamente com os resultados do ensaio US MM-6 (switch de bortezomib subcutâneo para o inibidor de proteasoma oral), esta informação adiciona à evidência que suporta a utilização de ixazomib como um medicamento eficaz, tolerável e conveniente para os doentes com mieloma múltiplo.”

O medicamento está atualmente aprovado em combinação com lenalidomida e dexametasona no tratamento de doentes adultos com mieloma múltiplo recidivante e/ou refratário em mais de 65 países, incluíndo Portugal

Fonte: 
Followhb
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock