ISPA promove sessão sobre a neurobiologia do comportamento parental

O ISPA – Instituto Universitário receberá no dia 19 de outubro, às 16h30, a Professora Doutora Marian Bakermans-Kranenburg, da Vrije Universiteit, Amesterdão, para uma sessão intitulada “Parenting: it’s in the heart, brain, and hormones”.

A especialista em Psicologia do Desenvolvimento discutirá o comportamento observável e não observável dos pais: o que lhes acontece, a nível neurobiológico, na dinâmica relacional com os seus filhos; se esses processos serão iguais para pais e mães; se os fatores neurobiológicos influenciam o comportamento dos pais ou se será o comportamento dos pais a afetar a sua neurobiologia.

Ao longo da carreira, a investigadora tem-se dedicado ao estudo da vinculação e intervenção; à observação do papel do pai (desde o tempo in utero até ao nascimento e desenvolvimento do filho); ao estudo do impacto da neurobiologia na parentalidade; ao estudo das consequências, no cérebro, dos maus-tratos, particularmente em crianças institucionalizadas.

O evento surge, assim, no âmbito da campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, um projeto que pretende promover a consciencialização para a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável. E, neste sentido, influenciar políticas e investimentos.

Os parceiros desta campanha internacional, liderada em Portugal pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, têm como objetivo promover oportunidades iguais para todas as crianças dos zero aos seis anos, em particular nos primeiros mil dias de vida, bem como tentar assegurar que as suas famílias tenham condições para lhes proporcionar um vínculo seguro, um ambiente saudável, estimulante e protetor.

O ISPA – Instituto Universitário associa-se a esta iniciativa promovendo ativamente a divulgação alargada de informação científica recente e, deste modo, reforçando na sociedade a inequívoca importância dos primeiros anos de vida.

Esta sessão insere-se no habitual Ciclo de Conferências, um espaço semanal de palestras abertas ao público, de entrada livre (mediante a lotação do Auditório 1 do ISPA, que se localiza na Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa).

Para saber mais sobre este Ciclo de Conferências, visite: https://www.ispa.pt/agenda/ciclo-de-conferencias/

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ISPA – Instituto Universitário