Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento

Ispa lança a primeira licenciatura do país que une análise de dados e psicologia

O Ispa – Instituto Universitário vai lançar uma nova licenciatura, única no País, em Ciências Cognitivas e do Comportamento, em colaboração com a IMS – Universidade NOVA, que irá ter início no próximo ano-letivo de 2023/2024.

A licenciatura de três anos foi criada no seguimento de uma análise das necessidades de um mercado nacional e internacional que apela cada vez mais a formas diversificadas de se sustentarem os processos de tomada de decisão organizacionais e de gestão que envolvam o fator humano.

O plano de estudos desta licenciatura pode ser articulado com a licenciatura em Psicologia, permitindo uma dupla licenciatura. A Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento tem a duração de 3 anos (6 semestres) letivos, com um total de 180 ECTS. A dupla licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento e Psicologia tem duração de 4 anos (8 semestres).

A formação em Ciências Cognitivas e do Comportamento responde aos desafios profissionais do século XXI: o estudo da mente humana estende-se para além dos laboratórios e da procura dos algoritmos básicos. Adapta-se ao nosso dia a dia, permitindo antever a reação humana em contextos reais/virtuais e sustentando as decisões políticas e empresariais.

“Temos empresas modernas a precisar de obter informações sobre a forma como os seus clientes se relacionam com os produtos e outras que, estando inundadas de dados, não os sabem transformar em conhecimento relevantes para as suas decisões” afirma Teresa Garcia Marques, Diretora da Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento.

A conclusão da licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento permite progressão de estudos ou carreira em áreas de investigação científica (como por exemplo Neurociências, Biologia, Psicologia, Linguística), em áreas de intervenção (como o Marketing, a Gestão de Informação, a Gestão de dados) ou direta integração no mercado de trabalho, como UX Researcher e/ou Data Scientist no campo empresarial.

A licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento agrega na mesma formação as competências de investigação e análise de dados computacionais, com os conhecimentos da Psicologia sobre o funcionamento da mente humana.

Mais informações sobre este curso aqui.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ISPA – Instituto Universitário