Alimentação com efeito na evolução do cancro renal

Ipsen, Alcer e a Fundação Más Que Ideas apresentam um manual sobre alimentação para doentes com cancro do rim

Ipsen, empresa bio farmacêutica global, centrada na inovação e cuidados especializados, juntamente com a Fundação Renal ALCER España, a Fundação MÁS QUE IDEAS, e com a colaboração da Associação de Cancro do Rim de Portugal (AC RIM) apresentaram: Cancro do Rim & Alimentação. Manual para doentes e famílias, um guia para consulta, de carácter gratuito, para ajudar os doentes e os seus familiares a conhecerem melhor esta doença, entender como ela afeta o estado nutricional e prevenir ou abordar complicações nutricionais.

Através da veiculação de informação rigorosa e recomendações práticas sobre alimentação e hábitos de vida, procura-se melhorar a saúde dos doentes e a sua qualidade de vida. A Associação de Cancro do Rim de Portugal colaborou, procedendo à revisão da adaptação do manual para português.

Teresa Terrén, cofundadora e vice-presidente da Fundação MÁS QUE IDEAS, realçou que "o grande número de colaboradores que participam no guia sublinha a importância do trabalho em equipa entre doentes e profissionais de diferentes áreas sociais e de saúde, bem como a necessidade de concentrar os cuidados na pessoa, e não apenas na doença". É um recurso útil para que doentes e familiares conheçam "mais sobre a doença e os seus efeitos secundários, as razões das possíveis alterações nutricionais e como aliviá-las através de uma nutrição adequada, que terá sem dúvida uma influência positiva na sua qualidade de vida", acrescentou.

Neste sentido, Aurora Berra de Unamuno, diretora geral da Ipsen Pharma, recordou que “este guia, além de orientar os doentes com cancro renal sobre como adaptar a sua alimentação para melhorar

o seu estado de saúde, procura que tenham um papel mais ativo no seu autocuidado, aumentado as suas competências e confiança e melhorando a gestão da doença”.

O manual está concebido de forma a que, cada doente, identifique a fase da doença em que se encontra e os efeitos secundários do tratamento, e capacita-o para atuar num aspeto tão importante e necessário como é a nutrição.

Por seu lado, Francisco Rodrigues, da Associação de Cancro do Rim de Portugal, agradeceu “a todas as entidades que colaboraram na edição deste guia de nutrição pela importância do mesmo para a nossa comunidade de doentes”.

O carcinoma de células renais (CCR) é o tipo mais comum de cancro renal em adultos e é responsável por mais de 431.000 novos casos e 179.000 mortes em todo o mundo a cada ano.1 O CCR é cerca de duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres, ocorrendo as taxas mais elevadas da doença na América do Norte e na Europa.1 A taxa de sobrevivência aos cinco anos para as pessoas diagnosticadas com cancro renal metastásico ou avançado é de 13,9%.2

O Manual para pacientes e famílias pode ser descarregado online nas seguintes páginas web: www.conheceocancrodorim.com ; www.fundacionmasqueideas.org e www.ac-rim.org.

 

Fonte: 
Duomo Comunicación - Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ipsen