Dia Mundial do Cancro

IPO Lisboa associa-se ao lema e apela à doação de sangue

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) associa-se à campanha internacional do Dia Mundial do Cancro que este ano se celebra sob o lema «Eu sou e eu vou», apelando à mobilização de todos na luta contra a doença.

Assim, durante o dia de amanhã, as portas do Serviço de Imunohemoterapia do IPO vão estar abertas, entre as 9h e as 20h, para que quem quiser possa dar sangue.

“Com o alargamento do horário de funcionamento do sector de dadores de sangue no Dia Mundial do Cancro, realçamos a importância da doação de sangue e de componentes sanguíneos para o tratamento dos doentes oncológicos, dando oportunidade a muitas pessoas que desejam ser dadoras no IPO e que não têm oportunidade de o fazer noutro horário”, realça o IPO.

No IPO, pode doar sangue total, plaquetas, plasma ou glóbulos vermelhos. Todos os componentes doados são usados para tratar doentes do Instituto.

Como não há substituto para o sangue humano, a disponibilidade de sangue depende exclusivamente da generosidade de dadores benévolos. O IPO Lisboa conta com o apoio de dadores regulares e pretende também sensibilizar os mais jovens, lembrando que a dádiva de sangue é um gesto simples, indolor e muito gratificante porque permite salvar vidas.

«Eu sou e eu vou» é uma campanha que convida à ação individual, das empresas e organizações. Lançada no Dia Mundial do Cancro, pretende o envolvimento das pessoas e da sociedade durante todos os dias do ano.

Vejo o vídeo da campanha: 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock