3º episódio do podcast “Cancro sem Temor”

IPO do Porto desmistifica acesso à inovação na oncologia

“Inovação do Meu Lado” é o tema do terceiro episódio do podcast “Cancro sem Temor”, iniciativa do IPO do Porto, lançado esta sexta-feira, dia 7 de janeiro. Este episódio aborda a inovação na área da oncologia, procurando desmistificar dúvidas sobre o que são e como funcionam os ensaios clínicos, de que forma permitem o avanço na investigação e acesso a medicamentos inovadores, sem esquecer as dúvidas e os receios que possam existir da parte dos doentes.

Neste episódio marcam presença José Dinis (Diretor da Unidade de Investigação Clínica do IPO Porto), José Mário Mariz (Diretor do Serviço da Clínica Oncohematologia do IPO Porto) e Fátima Oliveira (Doente com Carcinoma da Mama Metastizado que conta na primeira pessoa a experiência na participação num ensaio clínico).

Ao longo desta conversa fala-se sobre de que forma a oncologia é um motor a nível mundial da inovação na área da saúde, e o que é necessário mudar a nível nacional para que Portugal possa receber mais ensaios clínicos. Em que medidas estes podem ajudar os doentes, não esquecendo que aceitar participar num ensaio clínico é também um ato de altruísmo.

“Cancro sem Temor” é um projeto inédito do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
IPO Porto