IPO de Lisboa organiza 6ª edição do Curso de Gastrenterologia Oncológica
Divulgar as recomendações atuais em torno de problemas clínicos da gastrenterologia oncológica e da endoscopia digestiva, bem como promover a discussão de casos clínicos e a interação entre gastrenterologistas do IPO Lisboa e colegas especialistas em medicina geral e familiar é o principal objetivo deste encontro.
Isabel Claro, diretora do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, explica que «as neoplasias digestivas são muito frequentes, sendo uma causa major de mortalidade. A implementação de estratégias que visem a sua prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para a alteração desta realidade. De igual modo, a correta abordagem diagnóstica e terapêutica tem impacto na esperança e qualidade de vida dos doentes. Neste contexto, a integração entre os cuidados primários e hospitalares assume grande relevo e justifica a importância deste curso».
Este curso resulta de uma iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três Institutos Portugueses de Oncologia, tendo a primeira edição decorrido em 2015.