Inscrições decorrem até 15 de fevereiro

IPF ACADEMY realiza formação de fisioterapia na área da Disfunção Temporomandibular e da Cirurgia Ortognática

A IPF ACADEMY é um projeto do Instituto Português da Face, que tem como principal objetivo dinamizar a formação na área da cirurgia maxilofacial, estomatologia, medicina oral, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e medicina estética. O primeiro projeto planeado para 2023, será em Lisboa e intitula-se de: Curso Internacional de Reabilitação em Disfunção Temporomandibular e Cirurgia Ortognática.

Este curso é direcionado a fisioterapeutas, terapeutas da fala, médicos dentistas, médicos, entre outros profissionais de saúde com interesse na área e surge para dar resposta a uma lacuna existente: os pacientes que realizam tratamentos e cirurgias faciais, posteriormente, têm dificuldade em encontrar equipas devidamente especializadas para realizar o seu acompanhamento pós-tratamento/cirurgia.

Para os médicos é importante saber que podem confiar nos terapeutas/médicos dentistas para acompanhar o pós cirurgia, assim, um dos principais objetivos deste curso é criar uma equipa multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, terapeutas da fala, médicos dentistas, entre outros) para uma colaboração conjunta, através de protocolos de tratamento e acompanhamento validados internacionalmente. O International Rehabilitation Course: TMD and Orthognatic Surgery também é uma oportunidade para profissionais recém-formados que se queiram especializar nesta área, sendo uma oportunidade para uma especialização numa área em que há muita procura e pouca oferta.

De forma a tornar este curso interessante, os dois módulos (básico e avançado) incluem parte teórica e prática. Para isso, haverá um número adequado de monitores com experiência, o que tornará o curso muito especial e interessante – a interação entre alunos e corpo docente será constante.          

O Prof. Valerio Palmerini, fisioterapeuta com Doutoramento nesta área é o elemento de destaque deste curso, assim como os outros diretores dos cursos, o Prof. David Ângelo, coordenador científico na área da Disfunção Temporomandibular, e o Dr. David Sanz, coordenador científico na área da Cirurgia Ortognática.

O “Curso Básico”, que decorrerá nos dias 18 e 19 de março, incluiu conceitos básicos e iniciais e mais focados na Disfunção Temporomandibular, incluindo no seu programa diversas temas nomeadamente: Anatomia Facial; Avaliação e Diagnóstico Temporomandibular; Reabilitação da Articulação Temporomandibular – Técnicas com validação científica ; Reabilitação Miofascial Temporomandibular – Técnicas com validação científica; Intervenções Médicas  para as Disfunções Temporomandibulares com Toxina Botulínica; Intervenções médicas em deformidades dentofaciais; dores de cabeça e disfunções Temporomandibulares – Educação e Aconselhamento do Paciente.

Quanto ao “Curso Avançado”, que decorrerá nos dias 29 e 30 de abril, será uma formação mais especializada que inclui abordagens mais técnicas ao nível da Cirurgia Ortognática. As temáticas em destaque vão focar-se nas Deformidades Dentofaciais; Músculos Hióides, Língua e Voz; Reabilitação Temporomandibular: coluna torácica; Cirurgia Ortognática; Fisioterapia em Cirurgia Ortognática; Stress e Dor Orofacial.

As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas até 15 de fevereiro aqui: https://lnkd.in/dyCAac9S

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
IPF ACADEMY