Saúde

Investimento na reserva estratégica nacional é para manter

O Ministério da Saúde afirma que vai manter o investimento efetuado “no reforço da reserva estratégica nacional, no reforço da capacidade laboratorial do país, no alargamento da rede de cuidados intensivos, no reforço dos meios de saúde pública, no reforço das redes de sistemas de informação em saúde, bem como mais recursos humanos à disposição do SNS”. A confirmação foi feita, hoje, pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, na conferência de imprensa de atualização dos dados da Covid-19.

Referindo-se aos desafios e adversidades que a pandemia tem obrigado o país a enfrentar, Jamila Madeira afirmou que o Governo avançou já “para a preparação da próxima época gripal, garantindo a maior compra de sempre de vacinas contra a gripe em Portugal”, com cerca de 2 milhões de vacinas, valor que representa um aumento de 38%.

“Hoje sabemos que não podemos perder o foco, nem esquecer que estamos no meio de uma pandemia”, acrescentou. 

Por sua vez, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que o número de testes de diagnóstico da Covid-19 realizados em Portugal acompanha a evolução da situação epidemiológica, justificando o menor reforço da testagem com a diminuição do número de sintomáticos. “É natural que à medida que a nossa epidemia vai tendo menos pessoas que apresentam sintomas, sejam testados menos indivíduos do que estavam a ser testados antes”, explicou.

Questionada sobre o menor número de testes atualmente realizados em Portugal, a Diretora-Geral da Saúde esclareceu que as orientações internacionais vão no sentido de testar, com prioridade, todas as pessoas que apresentem sintomas, número que tem vindo a diminuir. 

Sobre este tema, Jamila Madeira, acrescentou, ainda, que o país mantém uma forte capacidade de testagem que será ativada sempre que se mostre necessário.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock