Investigação

Investigadores portugueses tentam encontrar alternativa saudável ao sal de cozinha

Em média, um português consome diariamente mais do dobro da quantidade máxima de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Neste âmbito, e para reduzir o impacto do sal na saúde, cientistas do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica – estão a explorar o uso de plantas halófitas, ervas aromáticas e microalgas como uma alternativa ao sal de cozinha, um dos grandes responsável pela Hipertensão.

O projeto Lesssalt pretende avaliar e correlacionar a composição nutricional e fitoquímica de extractos derivados das plantas e microalgas com as suas propriedades sensoriais. Posteriormente será avaliada a capacidade anti-hipertensiva dos diferentes produtos em teste e selecionados aqueles que demonstrarem conferir características sensoriais adequadas associadas a um possível efeito anti-hipertensivo. Pretende-se que este produto possa ser usado como um substituto saudável do sal nas cozinhas e, assim, contribuir para uma melhoria significativa na saúde da população.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do programa iBETXplore, um programa de financiamento interno de estímulo à investigação científica. Através deste programa, o iBET possibilita que jovens cientistas com ideias ambiciosas e com relevância para a sociedade tenham capacidade para desenvolver os seus projetos em condições privilegiadas.

Recorde-se que o consumo excessivo de sal está intimamente relacionado com o desenvolvimento de várias doenças crónicas como a hipertensão, o cancro do estômago ou a osteoporose. Assim, a identificação de produtos alternativos ao sal, capazes de preservar o sabor e a forma de confecção dos alimentos, é atualmente um dos maiores desafios da indústria alimentar.

O Dia Mundial da Hipertensão assinala-se anualmente a 17 de Maio e tem como objetivos alertar para os fatores de riscos associados e a importância para o tratamento desta condição. A promoção de hábitos de vida mais saudáveis, nomeadamente alimentares, capazes de prevenir o desenvolvimento desta doença assumem cada vez mais um papel de destaque na luta contra a hipertensão.

 

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock