Estudo

Investigadores descobrem uma nova terapia para o cancro de mama resistente à quimioterapia

Cientistas descobriram uma molécula que pode matar seletivamente as células de um subtipo de cancro de mama difícil de tratar. Isto pode significar uma nova esperança no tratamento da doença. O estudo, liderado por investigadores da RCSI University of Medicine and Health Sciences, foi publicado na edição atual da Science Advances.

O cancro de mama triplo negativo é um subtipo de cancro de mama que é tratado principalmente com quimioterapia. Infelizmente, até 70% das pacientes com essa forma de cancro de mama desenvolvem resistência ao tratamento.

Os investigadores testaram diferentes moléculas para ver se elas poderiam matar seletivamente as células desse tipo de cancro de mama, poupando as células normais. Eles descobriram que uma molécula específica, BAS-2, era capaz de o fazer.

“o nosso objetivo agora é desenvolver a pequena molécula em um composto mais parecido com um medicamento e avaliar se podemos aproveitar a nova função para um tratamento potencialmente melhorado para os pacientes”, disse Tríona Ní Chonghaile, autora correspondente do estudo e conferencista da RCSI em Fisiologia e Física Médica.

Para entender melhor como a molécula matou as células, os investigadores confirmaram que ela inibia uma enzima chamada HDAC6. Usando espectrometria de massa de última geração, os investigadores conseguiram demonstrar, pela primeira vez, que HDAC6 desempenha um papel fundamental na alteração da energia nessas células cancerígenas.

Atualmente, os investigadores apresentaram uma patente em torno deste trabalho e estão à parceiros da indústria para o seu desenvolvimento.

 

Fonte: 
RCSI University of Medicine and Health Sciences
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock