Mais estudos

Investigadores da Mayo Clinic dizem ser importante investir na segurança das vacinas

Os líderes do Grupo de Investigação de Vacinas da Mayo Clinic sublinham a necessidade de aumentar os estudos a longo prazo das vacinas e dos seus mecanismos de modo a garantir a segurança dos doentes.

Gregory Poland e Richard Kennedy escrevem num comentário recentemente publicado na revista científica Nature Reviews Imunology que um maior foco na compreensão do impacto subsequente das vacinas (não só na imunidade, mas também em todos os outros sistemas biológicos) fornecerá informações que podem ajudar a tornar as vacinas mais seguras para todos e aumentar a confiança do público nas vacinas.

Segundo os especialistas da Mayo Clinic, o aumento de estudos sobre mecanismos moleculares, genéticos e imunológicos das vacinas ajudará a compreender e evitar os efeitos adversos das vacinas.

Por outro lado, defendem uma investigação em curso sobre os adjuvantes (substâncias que aumentam a imunidade) e permitem que os investigadores ajustem as intervenções em condições específicas ou subconjuntos de doenças. Por outras palavras, para tornar o alvo mais preciso.

Os dois investigadores defendem ainda uma abordagem de "biologia sistémica" que considere todas as interações possíveis e efeitos posteriores que possam interferir com outros sistemas corporais normais.

Por fim, apelam a uma maior vigilância das reações dos participantes durante os estudos clínicos e à prática clínica de rotina durante muito tempo após a conclusão do estudo.

Dizem que nenhuma vacina estará completamente livre de riscos e efeitos adversos, mas ao investir mais em investigação em infraestruturas, avaliação, acompanhamento, análise e estudos longitudinais, a segurança das futuras vacinas e a confiança dos doentes podem aumentar consideravelmente.

 

Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock