Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

Investigador vence bolsa com nova metodologia de diferenciação osteogénica

Vasco Bonifácio, do Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL), é o investigador responsável pelo projeto vencedor da 3ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, que acaba de ganhar 10 000 euros para impulsionar a investigação no desenvolvimento de novas terapias para o Mieloma Múltiplo baseadas em medicina regenerativa.

Apesar do progresso notável que se tem vindo a registar no tratamento dos doentes, o Mieloma Múltiplo, que representa cerca de 10% dos cancros hematológicos permanece uma doença quase incurável, com múltiplas recaídas.

Recentemente novas moléculas com novos mecanismos de ação foram aprovadas em paralelo com a autorização do seu financiamento no Serviço Nacional de Saúde nos últimos 12 meses em Portugal, o que representa uma grande evolução e inovação no tratamento do Mieloma Múltiplo.

Para permitir atrasar a progressão da doença, aumentar o tempo de sobrevivência geral e aumentar a qualidade de vida dos doentes, é importante investir não só na inovação terapêutica como também na compreensão dos mecanismos subjacentes à sua progressão.

O projeto vencedor desta bolsa, designado por OSTEOGLUTIS pretende contribuir para uma melhor compreensão das lesões ósseas no mieloma. Nele se propõe uma nova metodologia para diferenciação osteogénica in vitro, sem recurso a manipulação genética, de células estaminais mesenquimais humanas derivadas de células estaminais pluripotentes induzidas. Esta metodologia será utilizada para investigar a regulação cruzada de células plasmáticas do mieloma múltiplo e osteoblastos, através da remodelação da atividade dos osteoblastos, fornecendo pistas para o desenvolvimento de novas terapias para o mieloma múltiplo (MM) baseadas em medicina regenerativa.

Da equipa de investigação fazem também parte, Sandra Pinto e Margarida Diogo, ambas investigadoras do IBB.

A 3ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo é uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. Aida Botelho de Sousa, presidente da SPH, refere que “esta bolsa constitui um importante estímulo para os investigadores que trabalham na área do mieloma múltiplo”.

Segundo Manuel Abecasis, Presidente da APCL, “o projeto vencedor irá contribuir para um melhor conhecimento das interações entre as células do mieloma e o estroma da medula óssea, abrindo perspetivas para o desenvolvimento de novas modalidades de tratamento”.

Tiago Amieiro, Diretor-Geral da Amgen afirma que “a Amgen está empenhada em contribuir para a melhoria da vida dos doentes e a 3ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo não é exceção. Esta bolsa foi criada com o intuito de aumentar o conhecimento sobre esta doença, o diagnóstico, o tratamento, a monitorização dos doentes, a qualidade de vida e/ou o custo e carga da doença, em Portugal.”

Este projeto será realizado no Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB), Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay