Ensaio clínico com voluntários

Investigação quer observar como o sistema imunitário reage a uma reinfeção por Covid-19

Jovens saudáveis que tiveram Covid-19 estão a ser convidados para se voluntariarem para participarem de um ensaio que irá, deliberadamente, expô-los ao vírus pandemia. O objetivo é ver como o sistema imunitário lida com vírus pela segunda vez, a fim de serem desenvolvidos tratamento e vacinas mais eficazes.

Ao todo, cerca de 64 pessoas com idades entre os 18 e os 30 anos, vão ser vigiados durante 17 dias numa unidade de quarentena onde vão realizar vários exames e testes, incluindo exames pulmonares.

De acordo com os autores deste estudo, todos os voluntários vão ser novamente expostos à estirpe original de Wuhan, num “ambiente seguro e controlado”, enquanto uma equipa médica monitoriza a sua saúde.

Segundo a BBC, a primeira fase deste estudo, financiado pela Wellcome Trust, tem como objetivo estabelecer a menor dose de vírus que pode dar origem à doença, mas produzindo poucos ou nenhum sintoma. Depois de estabelecia, esta dose será então usada para infetar os participantes na segunda fase do estudo, e que se espera que começa no verão.

Os voluntários que desenvolverem sintomas vão receber um tratamento anticorpo para ajudá-los a combater a infeção, recebendo alta apenas quando for eliminada a carga viral.

Para Helen McShane, uma das principais investigadoras da Universidade de Oxford, este tipo de estudos “dizem-nos coisas que outros não podem porque, ao contrário da infeção natural, são rigorosamente controlados”.

"Quando reinfectarmos estes participantes, saberemos exatamente como o seu sistema imunitário reagiu à primeira infeção Covid, exatamente quando a segunda infeção ocorre, e exatamente quanto vírus eles têm”, explicou.

"Além de melhorar o nosso entendimento básico, isso pode ajudar-nos a conceber testes que possam prever com precisão se as pessoas estão protegidas”, acrescentou.

Segundo Lawrence Young, investigador da Universidade de Warwick, este estudo irá ainda “permitir que a eficácia da vacinação seja avaliada com precisão”.

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay