Financiamento de 65 mil euros

Investigação da NOVA FCT sobre solução sustentável para medicamentos biológicos vence concurso internacional

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT é a vencedora do concurso internacional da Boehringer Ingelheim, a maior farmacêutica privada do mundo, com uma solução sustentável para medicamentos biológicos.

A farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim desafiou investigadores de todo o mundo a apresentarem soluções de preservação e sustentabilidade para produtos biofarmacêuticos, também conhecidos como medicamentos biológicos, utilizados sobretudo para doenças autoimunes e cancerígenas. Os biofarmacêuticos são compostos por moléculas sensíveis com tempo de vida limitado, usualmente administradas por via intravenosa. A preservação existente é baseada num processo de congelação/secagem, designado por liofilização - com uma considerável pegada ambiental - alto consumo de energia e de produção de gases de efeito de estufa.

A investigadora Ana Rita Duarte, do Departamento de Química da NOVA FCT, com os alunos de doutoramento Liane de Meneses e Filipe Oliveira, propuseram a utilização das práticas sustentáveis de química verde para ultrapassar o desafio da Boehringer Ingelheim. A solução inclui o uso de solventes eutéticos, como o mel, que devido à sua natureza viscosa, permitem uma melhor preservação da estrutura das moléculas, incluindo à temperatura ambiente. A solução sustentável apresentada preserva os biofarmacêuticos e contribui para uma menor pegada ecológica da indústria farmacêutica.

Os investigadores portugueses concorreram com 23 outros projectos de 12 países diferentes e foram os selecionados para um financiamento de 65 mil euros que visa a otimização da solução, a ser publicado numa revista científica internacional de referência, e a consequente implementação industrial, no prazo de 12 meses.

“Estamos atentos aos problemas da indústria e queremos que a investigação que fazemos na NOVA FCT tenha impacto nas várias vertentes, económica, social e ambiental. A seleção da solução proposta pela nossa equipa demonstra uma clara aposta da indústria farmacêutica em aplicações mais verdes e sustentáveis”, explica a investigadora Ana Rita Duarte, da NOVA FCT.

 
Fonte: 
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock