Curso

Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar o curso “Introdução à Investigação Clínica em Medicina Interna - Como desenvolver um Projecto de Investigação Clínica?” As sessões presenciais têm lugar nos dias 8 e 22 de fevereiro e 7 de março na sede da SPMI.

Este curso, em formato b-learning, destina-se a estabelecer fundamentos sólidos de investigação clínica em especialistas e internos de Medicina Interna. A coordenação é da responsabilidade de José Mariz e de Nuno Bernardino Vieira e conta com a seguinte equipa de formadores: Andreia Vilas-Boas, José Mariz, Inês Chora, Nadine Santos e Nuno Bernardino Vieira.

A par de conceitos básicos de Epidemiologia, serão abordadas questões éticas e de aplicabilidade da investigação clínica à realidade portuguesa. Paralelamente, serão dados os fundamentos para a utilização de ferramentas em investigação, procurando que os conceitos ministrados se adaptem a um projeto de investigação clínica concreto, que irá sendo desenvolvido pelos alunos do curso, em grupos. No final, será realizado um mini-congresso, onde cada um dos alunos irá apresentar o seu projeto de investigação e tentar convencer um júri de peritos para obter a sua aprovação de realização e financiamento.

A principal finalidade do curso passa por fomentar o desenvolvimento da atividade de investigação clínica no seio dos Internistas portugueses, dotando-os das ferramentas necessárias e do know-how essencial para a elaboração e aplicação prática dum projecto de investigação.

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay