Iniciativa educativa capacita profissionais de emergência médica na gestão precoce do enfarte agudo do miocárdio

“A gestão precoce do enfarte exige atualização constante, de forma a que os cuidados prestados aos doentes sejam os de maior rigor e qualidade. Com este curso, pretendemos proporcionar aos profissionais a oportunidade de reforçar conhecimentos e competências essenciais na gestão desta doença cardiovascular, em que a rapidez de intervenção é determinante", explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.
O curso contará com apresentações de especialistas sobre temas como: “Diagnóstico e abordagem inicial das SCA”, “Interpretação de ECG”, “STEMI: estratégias de reperfusão miocárdica”, “Terapêutica antitrombótica”, “Prevenção e tratamento de complicações elétricas”, “Abordagem ao choque cardiogénico”, “Comunicação e Transporte” e “Via Verde ‘desconstruída’”. O momento final será dedicado à apresentação e discussão de casos clínicos.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para mais informações: https://www.apic.pt/formacao/cursos/curso-steminem/
O projeto educacional STEMINEM – integrado na iniciativa Stent Save a Life (SSL) da APIC – foi criado em 2016, com o propósito de disponibilizar aos profissionais de emergência médica cursos de formação e atualização sobre a gestão precoce do enfarte do miocárdio no pré-hospitalar e a nível da urgência hospitalar.
Em 2024, o “Curso Avançado em Abordagem Precoce do Enfarte Agudo do Miocárdio com Supra de ST” contou com várias edições, realizadas em diferentes regiões do país, tais como Cova da Beira, Peniche e Viseu Dão-Lafões.