Quanto mais cedo melhor

Ingerir mais peixe pode prevenir doenças cerebrovasculares

Com o avanço da idade, a saúde das pessoas fica, geralmente, mais fragilizada. Assim, problemas como acidentes vasculares cerebrais (AVCs), demência e outras condições que afetam o sistema neurológico podem surgir. Boa parte das condições que interferem na saúde cerebral ainda não tem cura, por isso, a prevenção ainda na idade jovem é sempre o melhor caminho.

O neurocientista, PhD, biólogo com formação avançada em nutrição clínica em Portugal,  Fabiano de Abreu, acredita que pequenos hábitos do dia a dia podem fazer grandes diferenças na saúde da terceira idade. “Quando olhamos imagens de ressonância magnética, podemos perceber que pessoas mais velhas com maior ingestão de peixe, sem AVC ou demência, possuem uma menor carga global de doença cerebrovascular”, explica.

O especialista explica que muito se discute sobre os benefícios da ingestão de peixe, porém, os mecanismos subjacentes relacionados aos danos subclínicos ainda não são amplamente divulgados. “Novos estudos vêm a demonstrar benefícios, antes desconhecidos, da ingestão de peixe na saúde cerebrovascular. Tornando cada vez mais, este, um comportamento de prevenção para doenças como AVCs e a demência”, pontua.

De acordo com o especialista, estudos recentes demonstraram que as pessoas que se alimentavam com peixe pelo menos duas vezes na semana obtiveram uma menor frequência de doenças cerebrovasculares. “É muito importante ressaltar que os resultados também demonstraram que essa atitude de ‘prevenção’ se mostrou significativamente mais efetiva nos jovens do que nas pessoas de idade avançada. Ou seja, é um cuidado para se ter anos antes da terceira idade, porque depois, pode não adiantar”, alerta o neurocientista.

 

 

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MF Press Global