Mas mesmo após vacinação, pessoas podem espalhar o vírus

Infeções caem 65% após toma de uma dose da vacina contra a Covid-19, revela estudo

Um estudo de vigilância comunitária de grande escala, realizado pela Universidade de Oxford demonstrou que as infeções provocadas pela Covid-19 caíram 65% após inoculação de uma dose da vacina da AstraZeneca ou da Pfizer/BioNTech. Koen Pouwels, um investigador sénior em Oxford, disse que "a proteção contra novas infeções obtidas com uma única dose apoia a decisão de estender o tempo entre a primeira e a segunda doses para 12 semanas de modo a maximizar a cobertura inicial da vacinação e reduzir as hospitalizações e mortes".

Utilizando dados do Inquérito à Infeção Covid-19, os investigadores analisaram pouco mais de 1,6 milhões de resultados dos testes de amostras de nariz e garganta recolhidos de mais de 373.400 participantes, entre 1 de dezembro de 2020 e 3 de abril de 2021. Os resultados enviados sexta-feira como pré-impressão no medRxiv mostraram que as probabilidades de re-re-infeção foram reduzidas em 65% no total, em 21 ou mais dias após as pessoas receberem a primeira dose de vacina. Foi possível concluir ainda que as infeções sintomáticas diminuíram 72%, enquanto as infeções assintomáticas diminuíram 57%.

No entanto, ainda é possível que as pessoas vacinadas espalhem o vírus

Entretanto, uma segunda dose reduziu a taxa de infeção global em 70%, com casos sintomáticos reduzidos em 90%, que os investigadores compararam aos efeitos da imunidade natural obtida com a contração do próprio vírus. "Não havia evidências de que estes benefícios variassem entre as vacinas AstraZeneca e Pfizer/BioNTech", acrescentam.

No entanto, a taxa de infeções assintomáticas diminuiu apenas 49% após uma segunda dose de vacina. Pouwels alertou que "o facto de termos visto reduções menores nas infeções assintomáticas do que infeções com sintomas evidencia o potencial para os indivíduos vacinados voltarem a obter Covid-19, e para uma transmissão contínua limitada de indivíduos vacinados, mesmo que esta seja a um ritmo mais baixo". Os cientistas de Oxford também observaram que os benefícios das vacinas na redução de novas infeções foram observados em grupos etários, incluindo aqueles com mais de 75 anos, e foram vistos independentemente de as pessoas terem condições de saúde a longo prazo.

 

Fonte: 
The Guardian
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock