Mucormicose

Infeção fatal detetada na Índia entre pacientes com Covid-19

À medida que a Índia luta para conter um surto maciço de casos de coronavírus, um número crescente de pacientes que tiveram ou tiveram Covid-19 estão a contrair uma infeção bizarra e fatal provocada por um fungo, disseram vários médicos à AFP.

A mucormicose, apelidada de fungo negro pelos médicos na Índia, é frequentemente mais grave em pacientes cujo sistema imunitário é enfraquecido por outra ou outras infeções. Os peritos médicos sublinharam que viram aumentar os casos na Índia nas últimas semanas, com o Ministério da Saúde a divulgar no domingo uma circular sobre como tratar a infeção por fungos.

"A mucormicose, se não for tratada, pode ser fatal", alertou o Indian Medical Research Council (ICMR), uma agência científica responsável por fornecer respostas governamentais, numa série de indicações sobre o seu tratamento enviados para a rede twitter.

Os pacientes com Covid-19 mais sensíveis para obter esta infeção fúngica incluem aqueles com diabetes descontrolada, aqueles que usaram esteroides durante o seu tratamento coronavírus, bem como aqueles que tiveram estadias muito longas em unidades de cuidados intensivos, acrescentou o ICMR.

A doença, que pode causar descoloração do nariz, visão turva ou dupla, dor no peito, dificuldades respiratórias e tosse com sangue, está intimamente relacionada com a diabetes. E a diabetes pode, por sua vez, ser exacerbada por esteroides como a dexametasona, usada para tratar a Covid-19 grave.

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay