Dados

Infarmed recebeu 48 pedidos de ensaios no primeiro trimestre do ano e autorizou 39

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde recebeu, no primeiro trimestre do ano, 48 pedidos de autorização para ensaios clínicos, dos quais 39 (81,2%) foram autorizados.

Segundo o Infarmed, em 2021 foram recebidos 175 (187 em 2020) pedidos para autorização de ensaios clínicos e autorizados 144 (155 em 2020).

Tal como em anos anteriores, mais de metade dos ensaios autorizados este ano foram na área da oncologia (22), seguindo-se os destinados aos sistemas nervoso central e o gastrointestinal e metabólico (cinco cada). Em 2021, as áreas prioritárias foram idênticas, com a oncologia a liderar os pedidos (73), seguida do sistema nervoso central (26) e o gastrointestinal e metabólico (22).

Os dados revelam que a maioria dos pedidos são provenientes da indústria farmacêutica (44 no primeiro trimestre do ano e 167 em todo o ano passado), sendo os restantes académicos (quatro nos três primeiros meses do ano, metade dos oito recebidos no ano passado).

Em janeiro deste ano entrou em vigor um novo regulamento europeu de ensaios clínicos, para retirar burocracia e tempo ao processo, fazendo com que o promotor que quer desenvolver o ensaio submeta o pedido uma única vez (em vez de ser país a país, como antigamente), através de uma plataforma informática. O objetivo do novo regulamento é harmonizar os processos de apresentação, avaliação e supervisão de ensaios clínicos na União Europeia.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock