Financiamento aprovado

Infarmed aprova novo tratamento para cancro do pulmão de células não-pequenas

O financiamento agora aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, INFARMED, I.P., de pembrolizumab em combinação com pemetrexedo e quimioterapia contendo platina (cisplatina ou carboplatina) para o tratamento de primeira linha do cancro do pulmão de células não-pequenas, não-escamoso, metastático (CPCNP) em adultos cujos tumores não expressem mutações EGFR ou ALK representa uma boa notícia para os doentes com cancro do pulmão.

Com esta aprovação os doentes dispõem agora de pembrolizumab aprovado em monoterapia para tumores com expressão de PD-L1 com TPS ≥50, e em combinação com quimioterapia para tumores com expressão de PD-L1 com TPS < 50%, incluindo não expressores de PD-L1.

A decisão teve por base os resultados do estudo de fase 3 KEYNOTE-189 em doentes com CPCNP não-escamoso, metastático, independentemente da expressão de PD-L1, o qual demonstrou um benefício significativo na sobrevivência para a combinação de pembrolizumab com quimioterapia em comparação com a quimioterapia padrão isolada – reduzindo para metade o risco de morte destes doentes (HR=0.49 [95% CI, 0.38-0.64]; p<0.00001).

Vitor Virgínia, Diretor Geral da MSD Portugal sublinhou: “Estamos profundamente orgulhosos na forma como a nossa ciência tem contribuído decisivamente para a esperança das pessoas com cancro do pulmão. Compreendemos o impacto desta terrível doença no doente e para quem o acompanha. É por isso que esta decisão de financiamento nos deixa muito satisfeitos e a sentir que a aposta que temos feito na investigação e desenvolvimento é um compromisso para a vida.”

 

 

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock