Medicamentos

Infarmed aprova financiamento do Riociguat no tratamento da Hipertensão Pulmonar

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Infarmed, aprovou o financiamento do Riociguat na Hipertensão Arterial Pulmonar.

O riociguat é o único tratamento aprovado até ao momento para utilização em dois tipos de Hipertensão Pulmonar (doença progressiva e potencialmente fatal): na Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (HPTEC) inoperável (Grupo 4 OMS) e HPTEC persistente/recorrente, após cirurgia, para melhorar a capacidade de exercício, e na Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) (Grupo 1 OMS) para melhorar a capacidade de exercício.

Esta aprovação tem por base dois ensaios clínicos: CHEST-1 e PATENT-1 que atingiram os endpoints primários ao demonstrarem uma melhoria estatisticamente significativa na capacidade de exercício medida pelo teste de marcha de 6 minutos (TM6M).

O riociguat é o primeiro da classe dos estimuladores da guanilato ciclase solúvel (GCs) possuindo um mecanismo de ação único com potencial para superar limitações de outras terapêuticas aprovadas na HAP, incluindo a dependência de óxido nítrico (NO).

Para além disso, é o primeiro fármaco a demonstrar benefício clínico na HPTEC, onde até à aprovação do Riociguat não existia nenhuma terapêutica com esta indicação.

 

 

Fonte: 
Burson-Marsteller
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay