Projeto Europeu

INESC TEC aplica a Inteligência Artificial nas redes Wi-Fi do futuro

O INESC TEC integra um novo projeto europeu para validar experimentalmente a utilização de técnicas de Inteligência Artificial para controlo das redes Wi-Fi do futuro. Chama-se SMART e foi aprovado no âmbito da 8th FED4FIRE+ Open Call.

O projeto arrancou a 1 de novembro e tem como objetivo realizar um conjunto de experiências de comunicações sem fios, para validação de uma abordagem baseada em Machine Learning, com capacidade para otimizar as comunicações Wi-Fi do futuro, na qual o INESC TEC tem vindo a trabalhar no contexto de teses de mestrado e doutoramento.

De acordo com Rui Campos, responsável do projeto e investigador do CTM, citado pela Universidade do Porto, o SMART “vai permitir a validação experimental da abordagem baseada em técnicas de inteligência artificial para controlo das redes Wi-Fi do futuro, uma tendência crescente no domínio das telecomunicações”.

Com um financiamento de 55 mil euros e uma duração de dez meses, foi um dos três projetos que o INESC TEC viu aprovados nas Open Calls do Fed4FIRE+.

O primeiro projeto aprovado foi o SIMBED, cujo financiamento foi de 95 mil euros, na 3th FED4FIRE+ Open Call. Já o segundo projeto (SIMBED+), com o mesmo financiamento, foi aprovado na 5th FED4FIRE+ Open Call.

 

Fonte: 
Universidade do Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock