Balanço

INEM transportou mais de 3.400 casos suspeitos de infeção por Covid-19, na última semana

De acordo com os agora dados divulgados, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram, na terceira semana de novembro, 3.420 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Mais 39 que na semana anterior.

Segundo o INEM, foi na região norte que se realizaram mais transportes, com 1.537 utentes transportados. Na região sul, os meios de emergência pré-hospitalar efetuaram o transporte de 1.152 utentes com suspeita de infeção com SARS-CoV-2. Na região centro foram efetuados 621 transportes e, mais a sul, no Algarve 110 transportes.

Ao todo, desde o dia 1 de março já foram efetuados 72.167 transportes de utentes com suspeita de Covid-19. “Recordamos que a definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU2)”, revela o INEM.

Neste mesmo período, foram feitas 1.319 recolha de amostras para análise. A equipa da Delegação Regional do Sul (DRS) efetuou 572 colheitas, a Delegação Regional do Norte (DRN) 553, a da Delegação Regional do Centro (DRC) 159 e equipa da DRS- Algarve, uma.

 

 

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock