Balanço de atividade

INEM já transportou perto de 127 mil casos suspeitos de Covid desde o início da pandemia

De acordo com o último balanço, o Instituto Nacional de Emergência Médica “e os seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)” já transportaram, desde o início da pandemia, 126.616 pessoas com suspeita de infeção pelo novo coronavírus.

Na semana de 22 a 28 de fevereiro, foram transportados 2.452 utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus, Sars-Cov-2 (causador da doença Covid-19), o que vem ajudar a confirmar a “tendência de diminuição do trabalho”, em contexto desta doença.

Destes, o INEM faz saber que “os meios de emergência pré-hospitalar afetos à Delegação Regional do Sul foram os que registaram maior atividade, tendo efetuado 997 transportes de utentes. Os meios da Delegação Regional do Norte transportaram 867 utentes. Na Delegação Regional do Centro registaram-se 482 transportes e na Delegação Regional do Sul – Algarve, 106”.

Quanto às colheitas para testagem, o INEM indica que as quatros Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária que criou para ajudar na resposta coletiva à pandemia de Covid-19 registaram 556 colheitas na última semana de fevereiro.

Informa, ainda, que atividade das quatro equipas de recolha de amostras, uma por cada Delegação Regional, que entraram em atividade em 10 de março de 2020, já efetuaram 42.234 colheitas de material biológico para análise.

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock