Enfarte do Miocárdio

INEM encaminhou quase 700 doentes através da Via Verde Coronária

Em 2019, o INEM procedeu ao encaminhamento de 676 doentes com enfarte agudo do miocárdio (EAM) através da Via Verde Coronária. Hoje, no dia em que se assinalada o Dia Nacional do Doente Coronário o Instituto Nacional de Emergência Médica recorda a importância de reconhecer os sintomas e de pedir de imediato ajuda através do 112.

De acordo com os dados divulgados esta manhã, os distritos com maior número de doentes encaminhados pelo INEM através da Via Verde Coronária foram Porto (171) e Lisboa (145). No que concerne ao género, os doentes inseridos nesta Via Verde foram maioritariamente do sexo masculino, com 540 casos.

Em 74,11% dos casos decorreram menos de duas horas entre a identificação dos sinais e sintomas e o encaminhamento da vítima através desta Via Verde, enquanto que em 19,53% o processo foi efetuado entre as duas horas e as doze horas de evolução da sintomatologia e 1,63% dos casos dizem respeito a situações com mais de doze horas de evolução.

Para melhorar esta situação é essencial que os cidadãos conheçam os sinais e sintomas de alerta do EAM e saibam como utilizar o Número Europeu de Emergência – 112.
Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, são alguns dos sinais que podem indicar um EAM.

O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do EAM é fundamental e deve motivar o contacto imediato com o 112. Está demonstrado que o contacto com o 112 reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada, fundamentais para garantir o sucesso das medidas terapêuticas atuais.

O INEM encaminha as vítimas de EAM para os Hospitais adequados através desta Via Verde, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz nas unidades de cuidados intensivos coronários ou salas de hemodinâmica. Este encaminhamento é feito com base em critérios clínicos específicos, visando o rápido tratamento de determinados tipos de EAM, particularmente nos casos em que existe indicação para cateterismo cardíaco, procedimento realizado nas salas de hemodinâmica.

O Centro Hospitalar Universitário de São João – Porto (105), Hospital de Braga (83), Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital de Santa Marta (73), Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Faro (64) e o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho – Unidade I [antigo Hospital Eduardo Santos Silva] (51) foram as Unidades de Saúde que receberam o maior número de casos encaminhados pelo INEM através da Via Verde do EAM.

O EAM é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção súbita do fluxo de sangue nas artérias do coração (coronárias). A realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock