Covid-19

INEM efetuou 488 colheitas de amostras na terceira semana de junho

Entre os dias 15 e 21 de junho, as equipas do INEM realizaram 488 colheitas de amostras para análise à Covid-19 e foram realizados 1.506 transportes de casos suspeitos.

Segundo, o Instituto Nacional de Emergência Médica, “durante a terceira semana de junho foram realizadas na área de influência da Delegação Regional do Norte (DRN) quatro colheitas, cinco na Delegação Regional do Centro (DRC), 428 na Delegação Regional do Sul e 40 colheiras na Delegação Regional do Sul- Algarve (DRS- Algarve)”.

Em articulação com as Autoridade de Saúde, as equipas, constituídas por dois enfermeiros(as), procederam à recolha de amostras para análise de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus. A recolha de material biológico foi realizada “no local onde se encontram os utentes, reduzindo as deslocações e, consequentemente, a possibilidade de novos contágios”.

 Na mesma semana foram realizados 1.506 transportes de casos suspeitos de Covid-19 para as diversas unidades de saúde, mais 53 transportes que na semana anterior. “Qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é considerada suspeita de Covid-19, obrigando os profissionais de emergência médica pré-hospitalares a cuidados redobrados. Todos estes transportes obrigam a que os operacionais das ambulâncias utilizem o EPI adequado à situação clínica do utente e adaptem os procedimentos técnicos a instituir aos utentes assistidos”, refere INEM.

Considerando os números apresentados e o panorama atual da pandemia, o INEM conselho,  reforça os cuidados que a Direção-Geral da Saúde emitiu para o combate a Covid-19: “lavagem frequente das mãos, adoção de Etiqueta Respiratória, manter o distanciamento físico e a utilização de máscara sempre que obrigatório ou se justifique”.

 

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay