Cuidados a ter

INEM deixa alguns conselhos a aplicar com a chegada do calor

De acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica, IP (INEM), no verão, com a chegada do calor, grande parte da população goza as suas férias e aproveita tempos ao ar-livre na praia ou no campo.

Assim, o INEM deixa algumas recomendações sobre como atuar em casos de emergência que podem surgir durante o período de calor, nomeadamente, o risco de afogamentos. 

Tome nota: 

  • Junto a qualquer local com água vigie atentamente as crianças. Utilize bóias e braçadeiras adaptadas à idade das crianças e ensine-as a nadar o mais cedo possível;
  • Opte por praias vigiadas e não mergulhe em locais desconhecidos;
  • Respeite as cores das bandeiras nas zonas balneares e siga as indicações dos nadadores-salvadores.

O INEM lembra ainda que, sobretudo nas crianças, a permanência demasiado tempo na água, pode provocar hipotermia, ainda que normalmente ligeira. Esteja, por isso,  atento a sintomas tais como arrepios de frio, lábios e/ou pele ligeiramente arroxeados. Se tal acontecer, obrigue a criança a sair da água, retire as roupas molhadas, seque-a, coloque-a num local abrigado do vento e proteja-a com uma tolha seca.

Tenha igualmente atenção quando está num ambiente que lhe pode ser estranho, devendo ter em consideração alguns aspetos importantes, tais como:

  • Efetuar uma inspeção ao local onde se encontra, tendo em atenção a localização de escadas, tomadas elétricas e zonas de armazenamento de produtos que possam apresentar riscos para as crianças;
  • Ter especial atenção aos espaços exteriores, identificando situações de perigo potencial;
  • Ao praticar desportos utilize equipamento de proteção adequado. Procure que a prática desportiva ocorra fora das horas de maior calor;
  • Faça churrasco em locais apropriados e de forma a evitar incêndios.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock