Dados

INEM atendeu 1.4 milhões de chamadas de emergência em 2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu no ano de 2019 um total de 1.414.858 chamadas de emergência, o que significa uma média diária de 3.887 chamadas por dia, 161 chamadas por hora. Significa igualmente um aumento de 21.264 chamadas comparativamente ao ano de 2018.

De acordo com o INEM, o atendimento destas chamadas nos seus Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) deu origem à ativação de 1.337.799 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, socorro, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico) motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e helicópteros, de acordo com a gravidade atribuída a cada chamada recebida.

Os números apresentados correspondem a pedidos de socorro efetuados via Número Europeu de Emergência – 112 para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e chamadas recebidas diretamente do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).

Para cada uma destas situações, os CODU prestaram o aconselhamento necessário e enviou os meios de emergência que sejam mais adequados à situação clínica da vítima para as situações consideradas emergentes.

Funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados

Da totalidade das 1.414.858 milhões de chamadas recebidas pelo INEM em 2019, cerca de 172.179 (12%) foram consideradas como não emergentes, das quais, 93.760 chamadas foram encaminhadas para o SNS 24.

 As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha seguidamente para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médica, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

Fonte: 
SNS
Nota: 
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