Lavagem das mãos

Incutir hábitos de higiene desde cedo é fundamental para ajudar a reduzir as ameaças futuras à saúde

A pandemia Covid-19 aumentou a consciência global do papel que as medidas de higiene, como a lavagem das mãos, podem desempenhar na prevenção de infeções. Neste simples caso, consegue reduzir-se em 50% o risco de desenvolver infeções comuns.

 

A investigação da University College London mostra um declínio no cumprimento da lavagem das mãos, com 44% dos adultos a lavar sempre as mãos com sabão e água em julho de 2021, contra 55% no final de 2020.

Os cenários comunitários, como as escolas, proporcionam múltiplas oportunidades para a propagação de infeções, mas muitas escolas não ensinam os benefícios da higiene para ajudar a prevenir a doença. Um inquérito realizado pelo Global Hygiene Council destaca a necessidade de uma melhor educação para a higiene das mãos entre as crianças do ensino primário, uma vez que esta análise demonstrou que 40% das crianças do ensino primário nem sempre usam sabão para lavar as mãos e 47% acreditam que as mãos limpas são livres de germes.

Uma nova pesquisa publicada na BMC Public Health sublinha que é o momento ideal para impulsionar as intervenções de higiene nas escolas primárias para aumentar os comportamentos de lavagem de mãos e reduzir a transmissão de infeções.

A autora principal Kelly Schmidtke, Warwick Medical School, comenta que "as intervenções comportamentais ajudam a mudar o comportamento imediato das pessoas para melhor, ao mesmo tempo que encorajam a formação de hábitos a longo prazo. Ao melhorar a educação e os hábitos de lavagem de mãos nas crianças, as taxas de absentismo nas escolas e o tempo de trabalho retirado pelos pais e professores podem ser reduzidos."

Os organismos de saúde alertam para uma "ameaça tripla" iminente dos vírus sazonais; com o surgimento de novos casos e picos recorrentes de Covid-19, de gripe sazonal e infeções do vírus sincicial respiratório (RSV) entre crianças.  É vital que os comportamentos de lavagem de mãos melhorem, para reduzir a propagação de infeções.

A investigação da Warwick Medical School permitiu à Reckitt para criar a Higiene Quest - um novo programa global de mudança de comportamentos de higiene, proporcionando às escolas um currículo de higiene divertido para impulsionar a educação e melhorar a saúde das crianças e das suas famílias.

Com surtos de doenças infeciosas mais prováveis até 2030, é vital que a educação de higiene seja alavancada nas escolas para proteger a saúde para as gerações vindouras.

 

Fonte: 
The Global Hygiene Council
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock