Saúde Oral

Inaugurada a primeira unidade de medicina dentária pediátrica gratuita

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugurou hoje o Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), uma unidade de medicina dentária pediátrica gratuita para todas as crianças e jovens até aos 18 anos que residam ou estudem no concelho de Lisboa.

A cerimónia de inauguração, contou com as presenças do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva,  e da Ministra da Saúde, Marta Temido , bem como do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisbo, Edmundo Martinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Na ocasião, Marta Temido , destacou o esforço continuado que Portugal tem vindo a fazer no âmbito da saúde oral ao longo dos últimos anos. "Fizemos esse esforço quando lançámos em 2005 um programa nacional de prevenção da saúde oral, quando lançámos em 2008 o cheque-dentista e, mais recentemente, quando alargámos o âmbito do cheque-dentista".

A Ministra da Saúde sublinhou também a forma como equipas de saúde oral tem vindo a ser progressivamente instaladas «na capilaridade dos cuidados de saúde primários», acrescentando que 80% dos agrupamentos de centros de saúde já têm respostas de saúde oral.

"O que estamos a fazer – e este projeto vai ser muito significativo para isso – é tornar a saúde oral cada vez mais uma dimensão da nossa compreensão de saúde global da pessoa como um todo", disse.

"São os mais jovens que temos de olhar cada vez com mais atenção", continuou a governante, afirmando que a próxima fase passa por «planear a extensão do cheque-dentista para crianças entre os dois e os seis anos».

Marta Temido frisou também a importância de promover a prevenção no âmbito da saúde oral. "Ter uma melhor saúde oral exige comportamentos individuais. Não basta que pensemos na ótica do tratamento: é muito importante o conjunto de bons hábitos como a escovagem e uma boa alimentação".

A Ministra deixou também um repto aos agentes económicos, sustentando a necessidade de alinhamento com as políticas ativas da saúde no que diz respeito aos consumos de produtos com elevado teor de açúcar.

Conciliar área da saúde com área social

Por sua vez, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, destacou a importância de promover a conciliação das intervenções na área da saúde com as da área social, sublinhando o caminho de consolidação e alargamento das funções que tem vindo a ser percorrido pela Misericórdia de Lisboa.

"A Misericórdia de Lisboa tem uma longa tradição na área social, e tem uma rede enorme de equipamentos e serviços, mas tem também uma larga tradição na área da saúde", afirmou, acrescentando a necessidade de um projeto-piloto como este para que os avanços feitos se posam depois "consolidar numa dimensão transversal".

Vieira da Silva referiu que "este projeto tem a vantagem de ser um projeto-piloto do ponto de vista do modelo, mas que integra uma profunda dimensão social com uma grande preocupação na qualidade da intervenção".

Projeto pioneiro 

A clínica, que vai funcionar no número 219 da Avenida Almirante Reis, é "um projeto único em Portugal, que tem como objectivo providenciar cuidados médico-dentários de elevada qualidade a crianças e jovens, qualquer que seja a sua condição social ou económica, desde que residam ou estudem no concelho de Lisboa", destaca a SCML.

O acesso é gratuito, excepto na área de ortodontia. Os beneficiários de abono de família estão isentos de qualquer pagamento no serviço de ortodontia, "independentemente do ato".

A equipa do SOL será composta por dez médicos dentistas, três higienistas orais e dez assistentes dentários. A partir desta terça-feira, será possível consultar no site da SCML os contactos para marcações de consultas.

A Santa Casa estima realizar 50 mil consultas por ano e diminuir, pelo menos, em 60% a prevalência da cárie dentária até 2025 no concelho de Lisboa.

De acordo com o barómetro de 2018 da Ordem dos Médicos Dentistas, mais de 30% da população em Portugal nunca vai ao médico dentista ou só vai em caso de urgência.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock