Dia 23 de março

Imunoterapia nos cancros hematológicos em destaque na Conferência ‘Looking today at tomorrow’s immunotherapy’

O papel emergente das terapias celulares nas doenças hemato-oncológicas vai estar em análise na Conferência ‘Looking today at tomorrow’s immunotherapy’, organizada pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL). Especialistas de várias partes do mundo vão refletir e debater sobre a imunoterapia, partilhando as mais recentes informações neste campo, com destaque para o tratamento com células CAR-T. Direcionado a profissionais de saúde, o evento terá lugar no Lumen Hotel de Lisboa, no dia 23 de março de 2024, entre as 09h00 e as 17h00. A participação é livre, mediante inscrição prévia até dia 15 de março.

Os recentes avanços científicos levaram ao desenvolvimento de opções de tratamento que vão mais além das mais conhecidas, tais como a cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapêuticas dirigidas. O tratamento através de células T com recetores de antigénio quimérico (CAR) é uma forma de tratamento individualizado que pode ser administrado a doentes com linfomas agressivos, leucemias agudas e mieloma múltiplo. Este é uma forma de imunoterapia, o que significa que utiliza o próprio sistema imunitário do doente para combater o cancro.

Manuel Abecassis, presidente da APCL, explica que “A imunoterapia, na sua vertente celular, é uma das armas mais eficazes no tratamento do cancro, com especial destaque para as neoplasias hematológicas. O tratamento com células CAR-T tem apresentado resultados consolidados, demonstrando o seu potencial curativo.” Relativamente à importância do evento, o presidente da Associação, refere que “Ao dinamizarmos um evento desta natureza, que junta especialistas de várias partes do mundo, estamos não apenas a informar, mas a capacitar aqueles que lidam com a doença. Cada nova descoberta, cada debate, são um passo em direção a um futuro onde o acesso a terapias inovadoras será uma realidade para todos os que enfrentam a batalha contra as doenças hemato-oncológicas”.

“Prevê-se que as terapias celulares venham a desempenhar um papel determinante na abordagem terapêutica dos cancros hematológicos a nível mundial” afirma a Elisabete Gonçalves, Diretora de Assuntos Regulatórios e Científicos da Europa na CTI Clinical Trial and Consulting Services. “As oportunidades de partilha de conhecimento e experiências sobre a aplicação destas terapias constituem uma ocasião valiosa para dar um passo em frente no sentido de aumentar o acesso dos doentes a estas ferramentas terapêuticas inovadoras”, acrescenta a oradora convidada.

Arnon Nagler, Presidente do Centro de Hemato-Oncologia do Sheba Medical Center, em Israel, Didier Blaise, Chefe do Departamento de Hematologia e Terapia Celular do Instituto Paoli-Calmettes de Marselha, em França, J. Chang, Presidente do Instituto Médico Geno-Imune de Shenzhen, Fernando Leal da Costa, Maria Gomes da Silva, João Raposo, Gilda Teixeira, José Mário Mariz e Manuel Guerreiro, são outros dos especialistas convidados que se destacam nas áreas da hematologia e/ou oncologia que vão marcar presença no evento. A destacar ainda a participação de Margarida Serra investigadora no iBET e de Sérgio Chacim, Eduardo Espada, Ana Carolina Freitas e Ximo Duarte, hematologistas que apresentarão os resultados nacionais.

Esta conferência procura ser uma oportunidade de aprendizagem e de promoção do conhecimento sobre esta área, de forma a oferecer um suporte eficaz a doentes e cuidadores. Neste evento, a APCL tem como  parceiro a BataZu Family e conta com o apoio da Gilead e da Novartis.

Fonte: 
Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock