Webinar

Impacto da Covid-19 na saúde mental dos adolescentes em debate

Em 2020 sob a forma de webinar (transmitido pela plataforma Zoom), o Encontro Mais Contigo realiza-se, já amanhã, com a participação de Tiago Zortea, professor da Universidade de Glasgow, onde é investigador no Laboratório de Pesquisa sobre Comportamento Suicida (Suicidal Behaviour Research Lab).

O especialista brasileiro abordará as “Evidências e possíveis implicações do impacto da pandemia COVID-19 sobre a saúde mental dos adolescentes”, título da comunicação que vai proferir, pelas 15h35, num encontro cuja nona edição é, uma vez mais, organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

A epidemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 serve, igualmente, de motivo para a intervenção do diretor do Departamento de Saúde Pública da ARS Centro. O médico João Pedro Pimentel falará, um pouco antes (às 15h00), no IX Encontro Mais Contigo, sobre como é “Viver a escola em período de COVID-19, um olhar de saúde pública”.

Além da habitual apresentação dos resultados do ano letivo anterior – cerca de 8 mil alunos (3º ciclo do ensino básico e ensino secundário) de um total de 127 escolas e colégios, de norte a sul de Portugal, estiveram envolvidos, em 2019-2020, no Mais Contigo –, o encontro de amanhã mostrará o interesse do Brasil na implementação deste programa de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar. Kelly Vedana (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), Karine Zago e Fabíola Gomes (Universidade Federal de Uberlândia) falarão, entre as 16h20 e as 17h00, sobre o Mais Contigo no Brasil.

O programa Mais Contigo, que trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, é reconhecido como uma boa prática por parte do Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM), que, por isso, lhe continua a atribuir financiamento.

A sessão de abertura do IX Encontro Mais Contigo está marcada para as 14h00, com as aguardadas presenças da presidente da ARS Centro, Rosa Reis Marques, da presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, da enfermeira diretora de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Áurea Andrade, do diretor do PNSM, Miguel Xavier, e do coordenador do Mais Contigo, José Carlos Santos.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay