Formato híbrido

IHMT promove seminário sobre os Cuidados de Saúde Primários nos países da CPLP

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT–NOVA) vai receber nos dias 11, 12 e 15 de outubro o seminário internacional “De Alma-Ata a Astana: a trajetória dos cuidados de saúde primários nos países da CPLP” que conta com participações de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste.

A iniciativa vai decorrer em formato híbrido (presencial e online) para refletir as principais conquistas e desafios dos cuidados de saúde primários nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O seminário tem como objetivo estudar a evolução dos cuidados de saúde primários e o grau da sua articulação com os serviços especializados e hospitalares nos países que integram a CPLP. Espera-se aprofundar os conhecimentos sobre o grau de desenvolvimento dos cuidados de saúde primários e a sua integração com os cuidados ambulatoriais especializados e hospitalares no conjunto dos países de língua oficial portuguesa, numa perspetiva de intercâmbio de experiências e de ideias.

Nesta iniciativa serão abordados temas como a trajetória histórica e o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários, os principais resultados obtidos ao longo do tempo e os desafios a serem superados, os programas, políticas e estratégias oficiais adotadas.

Em foco estará também a articulação com os cuidados ambulatoriais especializados e hospitalares, caso existam, bem como o papel que desempenham no combate às doenças endémicas e/ou negligenciadas. A preparação e a retenção dos recursos humanos é outro dos pontos que ocupará as intervenções e debates neste seminário.

 

Fonte: 
Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT–NOVA)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT–NOVA)