Dia Aberto Virtual

IHMT-NOVA abre portas virtuais para o mundo da ciência

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) vai realizar o Dia Aberto 2021 em modo virtual. “Dia 28 de maio vai ficar na memória, com um convite para atividades que podem ser realizadas sem sair de casa ou da escola”, revela o Instituto.

“Em tempos de pandemia, o IHMT-NOVA decidiu abrir as portas virtuais e mostrar através de uma série de vídeos o que se faz neste instituto que reúne cientistas, professores e médicos a trabalharem para o objetivo comum do progresso científico e para formar futuros profissionais que possam fazer a diferença no mundo”, diz em comunicado.

Ao longo deste dia vão realizar-se ainda vários Webinares, que contam com a participação de “alunos e professores de escolas de norte a sul do país, com temas como Higiene e Parasitas, COVID-19: Infeção e vacinação, Saúde dos Migrantes e COVID-19, Infeções Sexualmente Transmissíveis, entre outros”.

O Dia Aberto realiza-se todos os anos e tem como objetivo dar a conhecer à comunidade a história e missão do IHMT-NOVA, tal como o trabalho desenvolvido na investigação, docência e serviços à comunidade (clínicos, laboratoriais e de saúde pública), com ênfase na contribuição da resolução dos problemas associados à saúde global e das regiões tropicais em particular e em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável. “O Dia Aberto poderá também influenciar na descoberta de vocações profissionais dos jovens que nos visitam”, sublinha na sua nota.

Ao longo dos anos, explica o IHMT-NOVA, “têm sido inúmeros os visitantes que acorrem ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical no Dia Aberto: alunos de escolas, grupos de cidadãos que se organizam ou que o fazem individualmente, em família ou com amigos”.

Estes visitantes têm a oportunidade de participar em atividades como a extração de ADN e de observar diversos organismos como células infetadas com vírus e bactérias, bactérias, fungos, vermes, outros parasitas, moluscos, insetos e vetores transmissores de agentes causais de doença.

Têm também a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na Consulta do Viajante, Biotério e visitar o museu ou as suas exposições.

“No ano de 2021 estão todos convidados para uma visita virtual… Boa viagem pelo mundo da ciência e medicina tropical!”, finaliza em comunicado.

 

Fonte: 
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)