Covid-19

IHMT na linha da frente no rastreio dos profissionais de saúde

Terminou a 31 de julho mais uma fase do projeto “Fatores de suscetibilidade genética e proteção imunológica associados à Covid-19” liderado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e no qual participam o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT-NOVA) e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).

Numa primeira etapa efetuaram-se colheitas para deteção molecular de SARS-CoV-2 para rastreio e monitorização dos profissionais de saúde do CHLO e em simultâneo apoiou-se o Centro Hospitalar nos meses de maior exigência.

Nessa fase inicial voluntariaram-se os investigadores Diana Machado e Tatiana Vassilevskaia que processaram mais de 1000 amostras hospitalares no espaço de três meses.

Numa fase subsequente procedeu-se à recolha sistemática de inquéritos e colheita de amostras de cerca de 500 voluntários, profissionais de saúde do CHLO, em dois momentos e com 3 semanas de intervalo.

Cerca de 1000 colheitas foram efetuadas por uma equipa do IHMT-NOVA constituída pelos técnicos superiores José Manuel Cristovão e Ana Reis. Segue-se agora a análise dos casos positivos e negativos e da eventual contribuição de fatores genéticos e de proteção imunológica do hospedeiro envolvidos na suscetibilidade à infeção, tipos e gravidade de sintomatologia associados.

O projeto envolveu também a participação do subdiretor Miguel Viveiros e dos diretores de unidades, Dinora Lopes e Celso Cunha pelo IHMT-NOVA.

 

Fonte: 
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay