Hospitalização domiciliária arranca na próxima semana no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) inicia esta segunda-feira, a atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária, que se espera que beneficie cerca de 300 doentes no primeiro ano de funcionamento.

“Trata-se de materializar, para a população servida por este centro hospitalar, uma modalidade assistencial substitutiva do internamento convencional”, explica o CHLO em comunicado.   

O centro hospitalar, constituído pelos hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz, afirma que esta modalidade “é geradora de benefícios comprovados para os doentes e seus familiares”, demonstrando uma menor taxa de complicações, menor deterioração do estado funcional e maior satisfação com os cuidados prestados.

Além disso, estimula a “promoção da educação para a saúde" e promove uma maior articulação com os cuidados de saúde primários. De acordo com esta unidade hospital os benefícios também se estendem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que possibilita “um maior estímulo e realização aos profissionais envolvidos com uma melhor alocação de recursos nos hospitais”. 

“A este título será oferecida assistência contínua e coordenada aos doentes cuja situação clínica e social permita, com segurança, serem tratados em sua casa”, salienta o centro hospitalar.

A 21 de janeiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ter resposta de hospitalização domiciliária “no máximo em 2021”.

De acordo com a ministra, 25 hospitais do SNS já têm hospitalização domiciliária, dez vão passar a ter “garantidamente” este ano e os restantes vão ter em 2021.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock